Com relação ao exame e avaliação radiológica do caso apresen...
Texto para as questões de 24 a 27
Uma paciente com 40 anos de idade queixava-se de dor do tipo ferroada no dente 16 quando bebia água. Relatava, ainda, agulhada quando mastigava um pedaço de pão. Esse desconforto a acompanhava havia alguns dias. No exame clínico realizado na paciente, observou-se presença de cárie oclusal subjacente a restauração antiga e fraturada. No exame radiográfico, observouse rarefaciência na região correspondente à cárie, com comprometimento de porção significativa da espessura da dentina, mas sem comunicação com a câmara pulpar. A estrutura de suporte ósseo estava normal e as regiões apical e periapical, sem alterações.
Com relação ao exame e avaliação radiológica do caso apresentado, julgue os seguintes itens.
I O uso de avental plumbífero, com 0,25 mm de espessura mínima de chumbo, e um colar protetor de tireóide são obrigatórios para todas as tomadas radiológicas em odontologia.
II Se houver necessidade de modificação radiográfica para visualização do ápice da raiz palatina que foi superposta pelo processo ou arco zigomático, a técnica indicada é a de Donovan.
III Como rotina, a radiografia de diagnóstico deve ser orto-radial, mesmo se houver suspeita de dois canais na raiz mésiovestibular, devido a maior nitidez da imagem.
IV Se houver dois canais na raiz mésio-vestibular, uma angulagem horizontal disto-radial posicionará o canal mésio-vestibular distalmente com relação ao canal mésio-palatino.
V Imagem radiográfica muito clara está relacionada exclusivamente ao pequeno tempo de exposição aos feixes de raios-X.
Estão certos apenas os itens