Ideias, como a do processo decisório participativo, das tare...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Teoria Y
Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa B é a correta.
A questão aborda a motivação dos funcionários a partir de algumas ideias: processo decisório participativo, tarefas desafiadoras e de muita responsabilidade, além de um bom relacionamento de grupo. Esses conceitos estão associados a uma abordagem mais moderna e humanizada da gestão de pessoas.
Teoria Y: Esta teoria foi proposta por Douglas McGregor como parte de sua Teoria X e Teoria Y, abordando diferentes estilos de gestão e motivação no trabalho. A Teoria Y sugere que os funcionários são autodirigidos e desejam ser criativos e responsáveis. Ela enfatiza a importância do envolvimento dos funcionários nas decisões, a motivação intrínseca e a autonomia no trabalho.
De acordo com a Teoria Y, os gestores devem criar um ambiente que permita aos funcionários usarem suas habilidades e competências ao máximo, incentivando a participação no processo decisório, oferecendo desafios e reconhecimento e promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e saudável.
Portanto, as ideias mencionadas na questão - como o processo decisório participativo, tarefas desafiadoras e bom relacionamento de grupo - são perfeitamente alinhadas com os princípios da Teoria Y de Douglas McGregor.
Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema. Se precisar de mais ajuda, estarei aqui para auxiliar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Teoria X,
chamada por McGregor de “Hipótese da mediocridade das massas”, parte-se do pressuposto de que os trabalhadores possuem uma aversão nata à responsabilidade e às tarefas do trabalho, necessitando sempre de ordens superiores para render alguma coisa no trabalho. Estas ordens vêm sempre acompanhadas de punição, elogios, dinheiro, coação etc.; artifícios utilizados pelos gestores para tentar gerar um empenho maior do colaborador.
Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;
Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;
O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança
Teoria Y
“O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.
Nesta teoria a coisa muda de figura. Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.
Os princípios básicos da Teoria Y são:
O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;
O atingimento dos objetivos da organização está ligado às recompensas associadas e não ao controle rígido e às punições;
O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura.
Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas da empresa;
Os trabalhadores tem a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização. Sem a necessidade de ameaças ou punições;
O trabalhador normalmente não faz aquilo que não acredita. Por isso exige cada vez mais benefícios para compensar o incômodo de desempenhar uma função desagradável.
B - Teoria Y.
Os trabalhadores tem a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização. Sem a necessidade de ameaças ou punições;
O trabalhador normalmente não faz aquilo que não acredita. Por isso exige cada vez mais benefícios para compensar o incômodo de desempenhar uma função desagradável.
As pessoas são preguiçosas e não gostam de
trabalhar. Teoria X: homem liXO
Preferem ser dirigidas.
Sem iniciativa
Forte fiscalização e controle rígido.
As pessoas gostam de trabalhar e buscam
responsabilidades. Teoria Y: Yes we can!
São ambiciosas.
São capazes de decidir.
São criativas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo