A respeito de curtos-circuitos e de proteção de sistemas elé...
A proteção de linhas de transmissão de energia em anel é mais complexa que a proteção de linhas de distribuição de energia radiais, devido à possibilidade de a potência fluir nos dois sentidos na transmissão.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
´[CORRETA] O sistema em anel é mais complexo que radial , possibilitando fluxo bidirecional.
Sistema de energia radial é o tipo de sistema em que a energia elétrica trafega num só sentido. Havendo um curto-circuito no sistema radial, a corrente elétrica sempre vem do sentido da fonte para o local do defeito. Observe-se que em sistemas de distribuição de energia elétrica, a fonte geradora (de captação de energia) é representada pela subestação. Portanto, neste sistema podem-se utilizar relés mais simples sem características direcionais. No sistema de distribuição radial, sempre que a proteção atua, as barras (cargas) a jusante ficam sem energia.
Sistema de energia elétrico em anel é o tipo de sistema em que a energia pode trafegar (fluir) em qualquer sentido. No caso de defeito, o curto-circuito é alimentado por correntes elétricas provenientes de todos os lados. A corrente elétrica de curto-circuito sempre converge para o ponto de defeito, proveniente de todos os lados do sistema elétrico. Neste caso, para haver seletividade, a proteção deve ter características direcionais. A grande vantagem do sistema em anel é que nos defeitos nas linhas de transmissão, a proteção atua desconectando a linha sem desenergizar as barras, portanto, sem perda de consumidores. Tem-se assim, garantido o suprimento de energia nas cargas (consumidores). A proteção deste sistema só é possível com relé de sobrecorrente monitorado com relé direcional (67), , ou com relés de distâncias (21). O sistema em anel é muito mais caro. É também muito mais dificil a coordenação da sua proteção.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo