Assinale o período em que o uso do verbo no plural está erra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: TJ-SC Órgão: TJ-SC Prova: TJ-SC - 2011 - TJ-SC - Analista Administrativo |
Q206362 Português
Assinale o período em que o uso do verbo no plural está errado:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESPOSTA LETRA C!!!!!
O verbo tratar é um verbo Transitivo Indireto.. já que trata-se DE alguma coisa....pois bem...se o verbo é T.I. não pode aparecer na voz passiva sintética e consequentemente o pronome SE que aparece logo depois do verbo pode ser uma P.I.S. (Particula Indeterminadora do Sujeito), uma PIV(Parte Integrante do Verbo) ou um pronome reflexivo. Acontece que sempre que o verbo vier acompanhado de SE que funciona como PIS, como é o caso da letra C, deve permanecer no singular.
Portanto, o correto seria "Nesse caso, trata-se de questões específicas de direito do consumidor".  Para conferir basta tentar passar essa oração para a voz passiva analítica. Não dá, porque o verbo não aceita a forma passiva.
Bons estudos a todos!!
c) Nesse caso, tratam-se de questões específicas de direito do consumidor.

'Se' é índice de indeterminação do sujeito e não partícula apassivadora devido à presença da preposição 'de'.
Sempre que um verbo transitivo indireto aparecer com  "se" ele ficará no singular. No caso o "se" tem a função de índice de indeterminação do sujeito.

Trata-se de...
BOA TARDE!
COM A DEVIDA VÊNIA, DISCORDO DOS COLEGAS ACIMA. PORQUANTO, O VERBO TRATAR, ACOMPANHADO DO PRONOME SE, QUANDO SEMANTICAMENTE NÃO PUDER TER SUJEITO SE TORNA IMPESSOAL.
OBSERVE QUE "NINGUÉM PODE TRATAR DAS QUESTÕES ESPECÍFICAS ... ". SENDO ASSIM, O VERBO SE TORNA IMPESSOAL E FICA NO SINGULAR.

FONTE: GRAMÁTICA PARA CONCURSOS. MARCELO ROSENTHAL.
Nesse caso, tratam-se de questões específicas de direito do consumidor.

Há um problema de concordância na frase. Para saber com quem o verbo estaria concordando, teriamos que observar qual substantivo teria um artigo na frase, ou seja, nenhuma. Não existindo nada com quem o verbo concorde, ele fica no singular. Sabendo que as palavras após não são sujeitos porque apresentam preposições antes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo