Atente para as afirmativas abaixo. I. No segmento para aprof...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q515513 Português
            Em 1936, Tomie Ohtake desembarcou no Brasil, vinda de Kyoto, no Japão. E quase 20 anos depois começou a pintar. Nos anos 70, teve um dos momentos mais prestigiosos de sua carreira, quando expôs suas gravuras na Bienal de Veneza de 1972, dividindo as paredes com artistas de renome. Segundo a análise de Miguel Chaia, “usufruir uma obra de Tomie Ohtake propicia uma dupla experiência - incita a reflexão, num movimento primordial de subjetivação, e estimula os sentidos, em direção às coisas externas do universo. Mais interessante ainda é que as obras desta artista antecipam, pela intuição artística, imagens do espaço cósmico obtidas por instrumentos de observação de alta tecnologia, como, por exemplo, o telescópio Hubble. A poética de recriação do cosmo pela artista, que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade, e a crescente utilização de recursos tecnológicos para fotografar ou ilustrar pontos do universo formam um instigante material para aprofundar questões referentes à sincronicidade entre arte e ciência".

                                                     (Adaptado de: MESTIERI, Gabriel. Disponível em: entretenimento.
                                                uol.com.br
e CHAIA, Miguel. Disponível em: institutotomieohtake.org.br)


Atente para as afirmativas abaixo.

I. No segmento para aprofundar questões referentes à sincronicidade entre arte e ciência, o sinal indicativo de crase deverá ser suprimido caso se substitua o elemento sublinhado por “sincronização”.
II. Sem prejuízo para a correção e o sentido, o sinal de travessão pode ser substituído por dois-pontos no segmento “usufruir uma obra de Tomie Ohtake propicia uma dupla experiência – incita a reflexão...
III. O segmento sublinhado em que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade pode ser isolado por vírgulas, sem prejuízo da correção.

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E (II e III).

Vamos abordar cada uma das afirmativas para entender melhor a solução:

I. No segmento para aprofundar questões referentes à sincronicidade entre arte e ciência, o sinal indicativo de crase deverá ser suprimido caso se substitua o elemento sublinhado por “sincronização”.

Esta afirmativa é incorreta. A crase é a fusão da preposição "a" com o artigo definido feminino "a". Em "à sincronicidade", há a preposição "a" exigida pelo verbo "referir-se" e o artigo definido feminino "a" antecedendo "sincronicidade". Se substituirmos "sincronicidade" por "sincronização", que também é feminino, a necessidade de crase permanece. Portanto, a crase não deve ser suprimida.

II. Sem prejuízo para a correção e o sentido, o sinal de travessão pode ser substituído por dois-pontos no segmento “usufruir uma obra de Tomie Ohtake propicia uma dupla experiência – incita a reflexão...”

Esta afirmativa é correta. O travessão e os dois-pontos podem ser usados para introduzir uma explicação ou uma enumeração. No caso da frase mencionada, "incita a reflexão" é uma explicação do que é a "dupla experiência", portanto, a substituição pelo dois-pontos é adequada e mantém a clareza e a correção do texto.

III. O segmento sublinhado em que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade pode ser isolado por vírgulas, sem prejuízo da correção.

Esta afirmativa é correta. A expressão "para a sua elaboração" é uma adjunta adverbial explicativa que pode ser isolada por vírgulas, sem alterar o sentido original. Ao colocar vírgulas, temos: "que, para a sua elaboração, prescinde da intencionalidade". A frase continua correta e compreensível.

Então, justificando as alternativas:

Alternativa A: Incorreta – Afirma que apenas a afirmativa III está correta, o que é insuficiente.

Alternativa B: Incorreta – Afirma que apenas a afirmativa I está correta, o que é falso.

Alternativa C: Incorreta – Afirma que as afirmativas I e II estão corretas, o que é falso porque a afirmativa I é incorreta.

Alternativa D: Incorreta – Afirma que as afirmativas I e III estão corretas, o que é falso porque a afirmativa I é incorreta.

Alternativa E: Correta – Afirma que as afirmativas II e III estão corretas, o que é verdadeiro.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA E

I -  quem é referente é referente "a"  + palavra feminina "a" sincronização = à 

II -  CORRETO , ":"  usado para uma explicação  ( JÁ MATA A QUESTÃO)

Cassiano, mas os pontos corretos são o II e III (gabarito letra E). 
concordo com vc, mas não vi o erro do item III. 

onde tá errado o item III, então??

Ele utilizou lógica:  I = Falso e II = Correto . A única alternativa que a II é correta, a letra E. Nem precisa procurar o erro na III.


A alternativa III não tem erro. Ela está correta.
houve uma inversão da ordem direta: sujeito verbo, complemento. 

A poética de recriação do cosmo pela artista, que (pronome relativo) para a sua elaboração prescinde da intencionalidade
Como deveria ser: A poética de recriação do cosmo pela artista prescinde da intencionalidade para a sua elaboração.
Logo, com o deslocamento de "para sua elaboração", que tem curta extensão, é facultado o uso de vírgulas.

GABARITO: Letra E

 

Análise do item III: "O segmento sublinhado em que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade pode ser isolado por vírgulas, sem prejuízo da correção".

 

Pois bem...

 

"A poética de recriação do cosmo pela artista, que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade, e a crescente utilização de recursos tecnológicos..." (ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA)

 

Se tirar as vírgulas:

 

"A poética de recriação do cosmo pela artista que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade e a crescente utilização de recursos tecnológicos..." (seria ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA)

 

MAS.............. pelo que entendi, parece que ela NÃO seria restritiva, pois a artista em questão já está apresentada de forma singularizada! Sendo assim, não causaria prejuízo pra correção!

Apenas uma suposição, o que acham? Uma luz!!!!!!!!!!!!... alguém?

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo