Sobre o ensino de Libras como segunda língua (L2), é corret...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2810069 Libras
Sobre o ensino de Libras como segunda língua (L2), é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é o ensino de Libras como segunda língua (L2). Esse tema é relevante porque a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua oficial no Brasil, conforme a Lei nº 10.436/2002, e seu ensino é crucial para a inclusão de pessoas surdas e para a comunicação com ouvintes que queiram aprender essa língua.

Vamos entender o conceito: ensino de Libras como L2 refere-se ao ensino voltado para pessoas que não têm Libras como sua língua materna. Em geral, destina-se a ouvintes que desejam aprender Libras para se comunicar com a comunidade surda ou por interesse acadêmico e profissional.

Alternativa correta: C - se destina a pessoas ouvintes que tenham interesse em aprender Libras como L2.

Essa alternativa está correta porque, de fato, o ensino de Libras como segunda língua é voltado para pessoas ouvintes. A meta é habilitar essas pessoas a se comunicarem eficazmente em Libras, ampliando a inclusão e a acessibilidade. O ensino de Libras como L2 tem ganhado espaço em diversas instituições de ensino e formação profissional, conforme orientações de órgãos como o Ministério da Educação.

Análise das alternativas incorretas:

A - Essa alternativa está incorreta pois o ensino de Libras como L2 não é voltado apenas para pessoas surdas brasileiras que nunca tiveram contato com a língua de sinais. Essas pessoas poderiam, sim, aprender Libras, mas não é o foco do ensino de Libras como segunda língua.

B - A alternativa sugere que o ensino de Libras L2 é para surdos que desejam aprender Português escrito, o que não está correto. O ensino de Libras como L2 é voltado para ouvintes, e o aprendizado de Português por surdos é uma questão ligada ao ensino de uma segunda língua para surdos, mas não ao ensino de Libras como L2.

D - A alternativa está incorreta porque o ensino de Libras como L2 não se destina exclusivamente à alfabetização e prática da escrita de sinais para surdos. Embora a prática da escrita de sinais seja importante, o foco aqui é o ensino da língua de sinais para ouvintes.

Para interpretar melhor questões como essa, preste atenção nos termos como "L2" e "destinado a", que indicam para quem o ensino está direcionado. Observe também as palavras-chave que definem o objetivo do ensino, como "ouvintes", "surdos" e "escrita de sinais". Esses detalhes ajudam a evitar pegadinhas e entender o contexto de cada alternativa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo