Por fazer parte da cultura humana, a presença do jogo também...
Por fazer parte da cultura humana, a presença do jogo também é observada no interior das escolas, e a Educação Física, ao considerar o jogo como conteúdo, contribui para a manutenção desse patrimônio cultural. Considerando o jogo enquanto conteúdo da Educação Física, é CORRETO afirmar que:
I - Um plano de aula de Educação Física que tem como tema o jogo deve ser orientado pelos seguintes princípios: não ter regras, não possuir tempo e nem lugar próprio, fazer parte da realidade infantil, servir de apoio para a fixação de conteúdos de outras disciplinas por meio de atividades lúdicas.
II - São fatores que facilitam a utilização dos jogos enquanto conteúdo da Educação Física Escolar: a maioria dos alunos já participou de algum jogo ou brincadeira, não exigem espaço ou material sofisticado, podem variar em complexidade de regras e ser praticados em qualquer idade, são divertidos e prazerosos.
III - O jogo, enquanto conteúdo da Educação Física, pode ser categorizado em simbólico, tradicional, cooperativo, pré-desportivo e virtual e deve ter uma finalidade educativa.
IV - O uso de jogos e brincadeiras indígenas é estratégia importante de interculturalidade, uma vez que, pelo brincar, tendo o contexto indígena como referência, pode-se compartilhar valores culturais e significações, expressar ideias, compartilhar emoções, aprender a tomar decisões, cooperar, socializar e utilizar a motricidade, o que aponta para a possibilidade de aprendizagem de outras regras sociais e valores culturais.
V - Jogos virtuais ou digitais são aqueles desenvolvidos a partir do uso das tecnologias da informação e comunicação para equipamentos eletrônicos, como smartfones, computadores, televisão e outros equipamentos. Essas tecnologias diminuem a interação social e estimulam o sedentarismo, não devendo ser trabalhadas na Educação Física.
Assinale a alternativa que contém as assertivas CORRETAS.