A respeito de políticas de alimentação e nutrição, assinale ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q907168 Nutrição
A respeito de políticas de alimentação e nutrição, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B

Esta questão aborda as políticas de alimentação e nutrição, um tema central na área de Nutrição e Saúde Pública. Para resolvê-la, é preciso conhecer as iniciativas e diretrizes estabelecidas para promover a saúde da população e combater doenças crônicas.

Comentário sobre a Alternativa B: A alternativa B menciona o Plano Nacional para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) — 2011 a 2022. Este plano realmente define metas para enfrentar fatores de risco das DCNT, como dieta inadequada, consumo abusivo de álcool, tabagismo e inatividade física. Portanto, a descrição está correta e em linha com os objetivos estabelecidos pelo plano.

Comentário sobre as Alternativas Incorretas:

A - Esta alternativa está incorreta pois a crise mundial de alimentos não adiou a implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. Na verdade, essas políticas são ainda mais necessárias em tempos de crise para garantir o acesso da população aos alimentos.

C - A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) de 2012 tinha como um de seus objetivos a erradicação das deficiências nutricionais, mas não se restringia apenas aos bolsões de pobreza. Ela visava uma abordagem mais ampla para a melhoria da saúde nutricional da população brasileira.

D - Embora a implementação do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (PRONARA) esteja alinhada com preocupações de segurança alimentar, a alternativa não se refere de forma precisa à relação direta e exclusiva com a Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

E - O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) incentiva a compra de alimentos da agricultura familiar, mas não estabelece que 100% dos alimentos sejam provenientes de lá. Além disso, o PNAE busca uma alimentação saudável, mas não exclusivamente baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, conforme descrito pela alternativa.

Ao analisar questões desse tipo, é importante focar nos detalhes das políticas mencionadas e verificar se os enunciados refletem corretamente os principais objetivos dessas políticas. Assim, você pode discernir informações precisas de afirmações incorretas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito: B

e) errada: A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas. 

b) O Plano Nacional para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) — 2011 a 2022 — define metas para os quatro principais fatores de risco das DCNT: dieta inadequada, consumo abusivo de álcool, tabagismo e inatividade física.

d)A implementação do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (PRONARA) é uma ação decorrente da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN), em especial após deliberação da sociedade civil na 5.ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional.

ERRADA

Foi uma demanda do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) criado em 2013.

O programa propõem alternativas para reduzir o uso de veneno nas lavouras e para uma produção com base agroecológica.

ERRO DA LETRA C- A NOVA EDIÇÃO DA PNAN É DE 2011, CONFORME PORTARIA Nº 2.715, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011.

·        PROPÓSITO

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.

·       

·        O Plano Nacional para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) — 2011 a 2022 — define metas para os quatro principais fatores de risco das DCNT: dieta inadequada, consumo abusivo de álcool, tabagismo e inatividade física.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo