Na restauração em amálgama de uma cavidade de classe I comp...
Na restauração em amálgama de uma cavidade de classe I composta, oclusolingual em molares superiores, para evitar dificuldades durante a condensação e emprego de uma quantidade maior de amálgama, deve-se utilizar
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão sobre restauração em amálgama de uma cavidade de classe I composta, é essencial entender o contexto clínico e o uso adequado de matrizes na dentística.
Alternativa correta: D - Matriz de Barton, pois a superfície lingual desses molares tem inclinação acentuada.
Na restauração de cavidades oclusolingual em molares superiores, a inclinação acentuada da superfície lingual pode complicar a condensação do amálgama. Neste caso, a Matriz de Barton é especialmente projetada para auxiliar em superfícies com inclinação pronunciada, garantindo um apoio adequado durante o procedimento restaurador.
Justificativa das alternativas incorretas:
A - Matriz de Black: Apesar de ser uma matriz útil, a Matriz de Black não é ideal para superfícies com inclinações acentuadas, como as da questão, pois pode não oferecer suporte adequado.
B - Matriz de Barton, pois a superfície lingual desses molares não tem inclinação acentuada: Esta afirmação está incorreta. A inclinação da superfície lingual é acentuada, o que justifica o uso da Matriz de Barton.
C - Portamatriz de Toflemire: Este tipo de portamatriz é mais utilizado em cavidades proximais e pode não acomodar adequadamente a superfície lingual inclinada.
E - Portamatriz convencional: Semelhante ao portamatriz de Toflemire, o uso de um portamatriz convencional não é adequado para lidar com inclinações acentuadas, o que pode resultar em um procedimento restaurador menos eficaz.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo