Considerando o disposto na Lei n.º 9.784/1999, julgue o item...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q404093 Direito Administrativo
Considerando o disposto na Lei n.º 9.784/1999, julgue o item a subsequente.

Constitui exemplo do princípio da impulsão a possibilidade de a autoridade recorrida conferir, sem o requerimento da parte interessada, efeito suspensivo ao recurso, quando houver receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução da decisão.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Esta correta, embora o enunciado tenha embaralhado tudo. 


Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.

Lei 9784:

Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

  Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.


CERTA. 

Antes de responder com outra questão, vou comentar o que é o princípio da impulsão para que possam entender melhor. Pois bem, está previsto no art. 2º, parágrafo único, XII. Lei 9.784/99 como um dos critérios a serem adotados nos processos administrativos: "impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados". O que isso quer dizer? Simples, isso significa que a administração pode instaurar ou impulsionar um processo administrativo independentemente da provocação dos particulares.

Agora observem essa outra questão da banca:

• Q342388 (Prova: CESPE - 2013 - TCE-RS - Oficial de Controle Externo) Caso seja interposto recurso de decisão decorrente de processo administrativo, a autoridade recorrida pode, de ofício (Opa, olha ai o princípio da impulsão), dar efeito suspensivo ao recurso interposto, caso se configure o justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução. Gab.: Certo



Se eu soubesse essa questão eu cegue

Caros colegas,não compreendi o porquê do princípio da Impulsão....podem me auxiliar no entendimento?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo