Um membro da equipe de TI de uma empresa ficou responsável p...
Logo no início dos seus estudos, ele descobriu uma característica particular dessa abordagem, que é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - iniciar as aplicações apenas quando elas forem necessárias.
Vamos entender melhor o conceito de serverless:
Serverless computing é uma abordagem de computação em nuvem onde o provedor de serviços em nuvem gerencia a infraestrutura e automaticamente aloca os recursos necessários para executar o código, permitindo que os desenvolvedores se concentrem na escrita do código sem se preocupar com a gestão de servidores.
Isso significa que as aplicações só são iniciadas quando há uma solicitação para execução, o que é conhecido como execução sob demanda. Dessa forma, a infraestrutura é escalada de acordo com a necessidade, sem que os desenvolvedores precisem configurar ou gerenciar servidores fisicamente.
Abaixo, explico porque as outras alternativas estão incorretas:
A - guardar os estados entre uma execução e outra pelas funções serverless: Em geral, as funções serverless são stateless, ou seja, não mantêm estado entre execuções. Qualquer necessidade de manter estado deve ser feita externamente, usando, por exemplo, bancos de dados.
B - haver a necessidade de variar a capacidade do servidor de acordo com a demanda: Apesar de a capacidade ser ajustada automaticamente, essa responsabilidade não é do desenvolvedor, mas do provedor de serviço em nuvem.
C - impedir que haja vendor lock-in: Serverless não garante a ausência de vendor lock-in. Muitas vezes, as funções são escritas usando serviços específicos de um provedor de nuvem, o que pode dificultar a portabilidade entre diferentes fornecedores.
E - responsabilizar os desenvolvedores por manter os servidores, como, por exemplo, fazer instalações, configurações e lidar com a escalabilidade: Isso é exatamente o oposto do conceito de serverless. Em serverless, a manutenção da infraestrutura é responsabilidade do provedor de nuvem, não dos desenvolvedores.
Portanto, a característica principal referida na questão é que as aplicações em um ambiente serverless são iniciadas apenas quando necessário, como descrito na alternativa D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Serverless computing
A computação sem servidor é um modelo de execução de computação em nuvem no qual o provedor de nuvem aloca recursos de máquina sob demanda, cuidando dos servidores em nome de seus clientes. “Sem servidor” é um nome impróprio no sentido de que os servidores ainda são usados por provedores de serviços em nuvem para executar código para desenvolvedores. No entanto, os desenvolvedores de aplicativos sem servidor não estão preocupados com planejamento de capacidade , configuração, gerenciamento, manutenção, tolerância a falhas ou escalonamento de contêineres, VMs ou servidores físicos. A computação sem servidor não armazena recursos em memória volátil ; a computação é feita em rajadas curtas, com os resultados persistidos no armazenamento. Quando um aplicativo não está em uso, não há recursos de computação alocados para ele. O preço é baseado na quantidade real de recursos consumidos por um aplicativo. Pode ser uma forma de computação utilitária .
Traduzindo para o português, serverless significa, literalmente, sem servidor. E isso já deixa claro o que está por trás deste conceito: na prática, ele nada mais é do que um modelo de arquitetura na qual não há interação direta com um server.
No serverless, os desenvolvedores não precisam se preocupar em gerenciar os servidores nos quais os aplicativos estão rodando.
Por se tratar de um modelo de desenvolvimento nativo em nuvem, é o provedor de que fica responsável por cuidar de toda a infraestrutura na qual as aplicações ficarão hospedadas.
Na abordagem "serverless", os aplicativos são ativados apenas quando alguém os utiliza, o que significa que eles não estão sempre em execução. Isso ajuda a reduzir os custos, pois só pagamos pelo tempo em que os aplicativos estão em uso, e torna o sistema mais eficiente, já que os recursos são alocados dinamicamente conforme a demanda. Em resumo, na abordagem serverless, as aplicações só rodam quando são necessárias.
Porque a letra B está incorreta?
"haver a necessidade de variar a capacidade do servidor de acordo com a demanda", está correta como uma característica do serverless. Essa necessidade de escalar automaticamente conforme a demanda é uma das vantagens do serverless, pois permite que os recursos de computação sejam alocados dinamicamente de acordo com a carga de trabalho, sem a necessidade de provisionamento manual de servidores.
Beleza, alguem me fala por que a B ta errada ?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo