A igualdade resulta da organização humana, que propicia a ig...
de Platão, nas palavras de Glauco.
Vamos provar que a justiça só é praticada contra a própria
vontade dos indivíduos e devido à incapacidade de se fazer a
injustiça. Ao que parece não encontraremos ninguém
suficientemente dotado de força de vontade para permanecer justo
e resistir à tentação de tomar o que pertence a outro, já que poderia
impunemente tomar o que quisesse no mercado, invadir as casas e
ter relações sexuais com quem quisesse, matar e quebrar as armas
dos outros. Nada o distinguiria do injusto, ambos tenderiam a fazer
o mesmo e veríamos nisso a prova de que ninguém é justo porque
deseja, mas por imposição.
Platão, H. (1980). A República. Ed. Tempos Modernos.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se
seguem.
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Gabarito comentado
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Alternativa correta: C - certo
A questão aborda um trecho de A República, de Platão, onde Glauco discute a prática da justiça. Este diálogo é uma reflexão sobre a natureza da justiça e como ela se manifesta nas sociedades humanas.
Para compreender a questão, é importante entender alguns conceitos-chave:
1. Socialização: É o processo pelo qual os indivíduos internalizam as normas, valores e práticas de uma sociedade, essencial para a convivência social ordenada.
2. Instituições: Estruturas sociais que governam o comportamento dos indivíduos dentro de uma sociedade, como a família, a escola, o sistema legal e as organizações religiosas.
Neste trecho específico, Glauco sugere que a justiça não é praticada voluntariamente, mas sim por imposição e incapacidade de cometer injustiças sem consequências.
Justificação da alternativa correta: A afirmação diz que a igualdade resulta da organização humana, que propicia a igualização das diferenças por intermédio das instituições. Isso está correto porque, segundo a sociologia, as instituições sociais têm o papel de regular o comportamento dos indivíduos, promovendo a igualdade e a justiça. Elas estabelecem regras e normas que visam a criar um equilíbrio social e a garantir que todos os membros da sociedade sejam tratados de forma equitativa.
Por que as outras alternativas seriam incorretas:
Se a alternativa tivesse afirmado que a igualdade resulta natural e espontaneamente sem a influência das instituições, isso estaria incorreto. A igualdade social é um objetivo que muitas sociedades buscam, mas para ser alcançada, é necessário um conjunto de regras, normas e políticas implementadas pelas instituições.
Além disso, se a alternativa sugerisse que a justiça e a igualdade nascem unicamente dos desejos individuais, ignorando a importância das instituições, também estaria incorreta. A justiça e a igualdade são, em grande parte, produtos da organização social e das normas instituídas para regular as relações entre os indivíduos.
Assim, a resposta correta enfatiza a importância das instituições na promoção da igualdade e na estruturação da sociedade de forma justa, alinhando-se com a perspectiva sociológica de que a organização humana e suas instituições são cruciais para a socialização e a manutenção da ordem social.
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Comentários
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O princípio da igualdade ensina que diante das normas os iguais serão tratados de forma igual e os desiguais de forma desigual, na medida de suas desigualdades. Isso significa dizer que no mínimo existirão dois grupos, aquele que recebera determinado tratamento em virtude de os preceitos legais previstos na norma diante de uma ou mais condições, e o grupo dos desiguais que, não possuindo as características previstas na hipótese legal serão tratados de forma distinta. Tal situação também pode ser designada de desigualdade motivada ou justificada.
Fonte: http://imil.org.br/artigos/royalties-princpios-mensalo/
GABARITO: CERTO
A igualdade resulta da organização humana, que é o meio de igualizar as diferenças por intermédio das instituições. É o caso da polis, que tornava os homens iguais através da lei.
*Pólis= cidade-estado.
Veja mais: http://redigirmodulo2.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html
não considerado correto, pelo princípio da inerência; acredito que a melhor interpretação seria a de que a igualdade decorre tão somente da condição de se 'ser humano'. Parece mais adequado à matéria.
- Cidadão não é apenas aquele que vota, mas aquela pessoa que tem meios para exercer o voto de forma consciente e participativa.
- O conceito de cidadania é bastante complexo, implicando diferentes sentidos e conteúdos ao longo da história.
- No período do Renascimento (entre o século XIV e XVI) era considerado cidadão aquele que possuía o direito sobre as questões de cidade-estado, ou seja, não abrangia a todos, sendo privilégio da elite dominante.
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