Avaliação é o processo de análise que consiste na identifica...
segundo as especificidades da esfera pública, julgue os itens a
seguir.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
A questão aborda o tema da avaliação de documentos no contexto da gestão de documentos e arquivística, mais especificamente no âmbito da administração pública. O processo de avaliação consiste em determinar o valor dos documentos e decidir o tempo que devem ser guardados e quando devem ser descartados ou, em alguns casos, preservados permanentemente.
No enunciado, há uma confusão conceitual. A avaliação está relacionada com a determinação do valor primário (administrativo, legal e fiscal) e secundário (informativo e probatório) dos documentos, e não diretamente com a identificação das idades dos documentos (ativos, semi-ativos e inativos). Estes termos referem-se ao ciclo de vida dos documentos e estão mais relacionados às fases de uso dos documentos (corrente, intermediária e permanente) do que ao processo de avaliação em si.
A avaliação é fundamental para definir o destino final dos documentos, seja sua eliminação ou guarda permanente. Portanto, o erro na afirmação está em igualar avaliação exclusivamente à identificação das idades dos documentos, sem mencionar a importância dela na determinação da temporalidade e destinação desses documentos, que é a essência da prática avaliativa.
Para resolver questões como essa, é importante que o aluno compreenda bem os conceitos de avaliação, temporalidade e destinação de documentos, conheça a legislação arquivística aplicável e entenda o ciclo de vida documental no contexto das instituições públicas. Este perfeito entendimento é vital para a correta gestão documental e para assegurar a preservação da memória institucional e o acesso à informação.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Avaliação: o processo de análise e identificação dos valores
dos documentos de arquivo, com vistas à sua seleção e destinação final;
Avaliação: Verificação do valor probatório (de prova) ou
informativo, de pesquisa dos documentos e estabelecimentos
de prazos de vida dos documentos;
Não toma por base se o documento é ativo, semiativo ou inativo, mas sim se o documento tem valor probatório ou informativo.
Etapas do processo de Avaliação:
- Análise: estudo dos documentos recebidos (verifica o valor informativo, a relevância)
-Seleção: triagem dos documentos que devem permanecer no arquivo
- Avaliação: verificação do valor probatório (de prova) ou informativo, de pesquisa dos documentos e estabelecimento dos prazos de vida dos documentos (depende de cada documento)
- Destinação final: pode ser eliminação ou recolhimento (transferência- deslocamento do documento para o arquivo permanente)
Avaliaçao portanto nao é um processo de análise e não olha os valores ativo, semiativo e inativo.
Errado. O certo seria Classificação.
Dependendo do aspecto sob o qual os arquivos são estudados, eles podem ser classificados segundo:
* as entidades mantenedoras (públicos ou privados);
* a natureza do documento (especial ou especializado);
* os estágios de sua evoluão (corrente, intermediário, permanente);
* extensão de sua atuação.
"A avaliação consiste fundamentalmente em identificar valores e definir prazos de guarda para os documentos de arquivo, independentemente de seu suporte ser o papel, o filme, a fita magnética, o disquete, o disco ótico ou qualquer outro. A avaliação deverá ser realizada no momento da produção, paralelamente ao trabalho de classificação, para evitar a acumulação desordenada, segundo critérios temáticos, numéricos ou cronológicos."
(Bernardes; 1998)
Qual é o erro? Não o vislumbrei.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo