HIV é a sigla em inglês para o vírus da imunodeficiência hum...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2096318 Conhecimentos Gerais
HIV é a sigla em inglês para o vírus da imunodeficiência humana causador da AIDS, o qual ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. De acordo com a UNAIDS, em 2021, cerca de 38,4 milhões de pessoas no mundo viviam com HIV e, em média, 1,5 milhão de pessoas se tornaram recém-infectadas por HIV. Na última década, diversas pesquisas comprovaram a eficácia de um novo método de prevenção à infecção pelo HIV, o qual impede que o vírus se estabeleça e se espalhe no corpo humano. Que método é esse?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Por sua vez, a AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas.

Acerca das novas formas de prevenção da Aids uma das alternativas  indica uma opção correta

A)     CORRETA- Uma das formas de se prevenir do HIV é a PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição. Ela consiste na tomada de  comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis 


B)     INCORRETA - Prevenção Pós-Exposição ao HIV (ProPreP HIV) é uma forma de prevenção do HIV semelhante à PrEP, com a diferença de ser iniciada após a pessoa ter sido potencialmente exposto ao vírus, como nos casos de estupro, rompimento da camisinha durante relação com alguém sabidamente soropositivo, usuários de drogas que compartilharam agulhas, ou ainda profissionais de saúde que se acidentaram com agulhas ou material biológico potencialmente contaminado.


C)     INCORRETA- Profilaxia Pós-Exposição ao HIV é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio.

D)     INCORRETA-   Aconselhamento como um instrumento importante para a quebra da cadeia de transmissão das DST e HIV/Aids na medida em que propicia uma reflexão sobre os riscos de infecção e a necessidade de sua prevenção.


E)      INCORRETA – PEP HIV é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções

RESPOSTA: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa correta: A

O que é a PrEP?

Uma das formas de se prevenir do HIV é a PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição. Ela consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

 Como a PrEP funciona?

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Existem duas modalidades de PrEP indicadas: a PrEP diária e a PrEP sob demanda. 

A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV.

Algumas situações que podem indicar o uso da PrEP:

  • Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);
  • Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);
  • Apresenta histórico de episódios de Infecções Sexualmente Transmissíveis;
  • Contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia, etc.
  • Chemsex: prática sexual sob a influência de drogas psicoativas (metanfetaminas, Gama-hidroxibutirato (GHB), MDMA, cocaína, poppers) com a finalidade de melhorar e facilitar as experiências sexuais.

Fonte: https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/prep-profilaxia-pre-exposicao/prep-profilaxia-pre-exposicao#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20a%20PrEP,poss%C3%ADvel%20contato%20com%20o%20HIV.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo