A prática interdisciplinar exige muito mais que a presença d...
A prática interdisciplinar exige muito mais que a presença de profissionais de diferentes formações em uma mesma equipe ou projeto, e demanda, sobretudo, o abandono de posturas profissionais sectárias e centralizadoras. Nessa perspectiva, analise as afirmativas.
I. Para efetivar a interdisciplinaridade, é fundamental para qualquer profissão se ater para o fato de que se encontra isolada de outras profissões e, além disso, ter a plena consciência de que para bem interagir com elas é sempre necessário saber definir e ser competente em seu campo.
II. O Serviço Social constitui-se de uma profissão essencialmente interdisciplinar, já que não conta com uma teoria própria e sim dialoga com diversas teorias, na busca por compreender e responder às questões oriundas da questão social.
III. O profissional chamado a atuar em uma equipe interdisciplinar deve atentar-se para uma série de fatores para que o projeto de trabalho interdisciplinar não se converta em trabalho multidisciplinar.
IV. O trabalho interdisciplinar é uma necessidade, dado o caráter dialético da realidade social, que é, ao mesmo tempo, singular e variável, devido à natureza intersubjetiva com que essa realidade é apreendida e interpretada pelos sujeitos que se propõem a investigá-la, bem como nela intervir.
Quais estão corretas?