Foi a Segunda Guerra Mundial que precipitou a luta anticolon...
A avalanche revolucionária ganhou intensidade, sobretudo porque a França e a Inglaterra, senhoras dos principais impérios coloniais, saíram enfraquecidas da Segunda Guerra para enfrentar revoltas coloniais. Por outro lado, a derrota de Chiang Kai-sheck, na China, a capitulação francesa na Indochina (1954) e a nacionalização do Canal de Suez por Nasser, líder egípcio, também estimularam as guerras de libertação.
Nessas lutas, projetaram-se inúmeros líderes africanos que, por vezes, procuraram adaptar ideologias ocidentais às condições locais, com o objetivo de eliminar todas as formas de colonialismo na África, como, por exemplo a(o)
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A resposta correta para a questão é a alternativa A - Pan-Africanismo e a Negritude. Esses movimentos foram cruciais na luta anticolonial no continente africano. Após a Segunda Guerra Mundial, várias nações que possuíam colônias na África, como França e Inglaterra, se encontravam debilitadas, o que propiciou um terreno fértil para o aumento das revoltas anticoloniais.
O Pan-Africanismo, uma ideologia e movimento que prega a solidariedade entre os povos africanos e a união do continente, foi um dos pilares para essa onda revolucionária. Já a Negritude é uma corrente literária e de pensamento que valoriza a cultura e identidade negra, combatendo a influência colonial europeia e promovendo o orgulho africano.
Outros eventos históricos significativos que incentivaram as lutas pela independência foram a derrota de Chiang Kai-shek na China, a rendição francesa na Indochina em 1954 e a nacionalização do Canal de Suez pelo líder egípcio Nasser. Todos esses acontecimentos inspiraram os líderes africanos da época a buscarem estratégias para erradicar o colonialismo de seus territórios.
Importante destacar que muitos líderes africanos que participaram dessas lutas tentaram adaptar ideologias ocidentais às circunstâncias e contextos locais, visando a libertação do jugo colonial.
Por fim, embora existam outras alternativas listadas que também tiveram seu papel no contexto das independências africanas, como a MPLA e a FRELIMO, a resposta que melhor encapsula o espírito da questão é, sem dúvida, a alternativa A, que representa o Pan-Africanismo e a Negritude.
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Letra A.
O pan-africanismo é uma ideologia que propõe a união de todos os povos da África como forma de potencializar a voz do continente no contexto internacional. Relativamente popular entre as elites africanas ao longo das lutas pela independência da segunda metade do século XX, em parte responsável pelo surgimento da Organização de Unidade Africana, o pan-africanismo tem sido mais defendido fora de África, entre os descendentes dos africanos escravizados que foram levados para as Américas até ao século XIX e dos emigrantes mais recentes.
Eles propunham a unidade política de toda a África e o reagrupamento das diferentes etnias, divididas pelas imposições dos colonizadores. Valorizavam a realização de cultos aos ancestrais e defendiam a ampliação do uso das línguas e dialetos africanos, proibidos ou limitados pelos europeus.
Em outras palavras, o pan-africanismo é um movimento político, filosófico e social que promove a defesa dos direitos do povo africano e da unidade do continente africano no âmbito de um único Estado soberano, para todos os africanos, tanto na África como em diáspora.
Negritude (Négritude em francês) foi o nome dado a uma corrente literária que agregou escritores negros de países que foram colonizados pela França. Os objetivos da Negritude são a valorização da cultura negra em países africanos ou com populações afro-descendentes expressivas que foram vítimas da opressão colonialista.
Considera-se geralmente que foi René Maran, autor de Batouala, o precursor da negritude. Todavia, foi Aimé Césaire quem criou o termo em 1935, no número 3 da revista L'étudiant noir ("O estudante negro"). Com o conceito pretendia-se em primeiro lugar reivindicar a identidade negra e sua cultura, perante a cultura francesa dominante e opressora, e que, ademais, era o instrumento da administração colonial francesa (Discurso sobre o colonialismo, Caderno dum retorno ao país natal etc). O conceito foi retomado mais adiante por Léopold Sédar Senghor, que o aprofunda, opondo a razão helênica à emoção negra. [1]
Por outro lado, a negritude é um movimento de exaltação dos valores culturais dos povos negros. É a base ideológica que vai impulsionar o movimento independentista na África. Este movimento transmitirá uma visão um tanto idílica e uma versão glorificada dos valores africanos.[2]
Fonte: Wikipedia
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