No segundo verso da primeira estrofe temos um recurso poétic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2715815 Português

TEXTO I

Quartetos


Como nos tempos d’antanho já dis: merci

beaucoup

obrigado a ti, Poesia, mil vezes obrigado

porque posso carregar fantasmas a tiracolo

E dizer: eu tenho o mundo.


Na verdade, o tempo e a miséria eu tenho

e a mágoa de ter nascido ó minha mãe!

Quantas vezes, meu Deus, desci aos infernos

para tirar de lá apenas um poema e nada

mais...


Nos pensamentos enormes

somente o voo do pássaro é que importa

mas eu bendigo a dor de ter sofrido

para colher a rosa da esperança, a tênue rosa


O poetas do romantismo

vós vos matáveis por amor

porém nós, poetas do modernismo,

temos amor e não nos matamos.


Se me perguntassem (quem ousaria?)

qual o maior poeta do mundo

o que sofreu na carne a dor da poesia

responderia apenas: infelizmente, eu!


Que dissolução nos sentidos

à hora morta do sono sem remédio.

O verso é como o acalanto

mas a criança não dorme há muitos anos...


E dormir é viver, é sonhar

e desperta quem há de achar

a palavra – a simples palavra

(Mulher) e o que engrandece?


( Antônio Girão Barroso Rev. Acad. Cear. Let. N° 35 – 1971)

No segundo verso da primeira estrofe temos um recurso poético utilizado pelo eu lírico e que aqui se encontra destacado. A tal recurso, denominamos:


obrigado a ti, Poesia, mil vezes obrigado

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  • Definição: A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na substituição de uma palavra por outra que tem uma relação de contiguidade ou proximidade. Por exemplo, usar "coroa" para se referir a um rei ou rainha.
  • Análise: No verso em questão, não há substituição de uma parte pelo todo ou de um termo por outro relacionado, portanto, esta alternativa não se aplica.
  • Definição: A personificação é a atribuição de características humanas a seres não humanos ou a ideias abstratas. Isso faz com que esses elementos adquiram vida, emoção ou ações humanas.
  • Análise: No verso, a palavra Poesia é tratada como se tivesse a capacidade de ouvir e ser agradecida. Isso caracteriza a personificação, pois a Poesia é concebida como um ser que merece agradecimento. Portanto, esta é a alternativa correta.
  • Definição: A hipérbole é uma figura de linguagem que consiste no exagero intencional para enfatizar uma ideia ou sentimento. Por exemplo, "Estou morrendo de fome".
  • Análise: A expressão “mil vezes obrigado” pode ser interpretada como uma hipérbole, já que o eu lírico não está literalmente agradecendo mil vezes, mas sim enfatizando a profundidade do seu agradecimento. Contudo, a hipérbole não é o recurso principal do verso, pois o foco está na personificação de "Poesia".
  • Definição: O hipérbato é uma figura de linguagem que consiste na inversão da ordem natural das palavras em uma frase. Por exemplo, "A noite escura, calma, e silenciosa estava".
  • Análise: No verso apresentado, a ordem das palavras não é invertida de forma significativa, portanto, não se aplica o hipérbato.
  • Definição: A onomatopeia é a reprodução de sons naturais ou de ações através da escrita. Por exemplo, "tic-tac" para o som de um relógio.
  • Análise: No verso em questão, não há reprodução de sons, então esta alternativa não se aplica.

A alternativa correta é Bpersonificação, pois a Poesia é tratada como um ser humano que pode receber agradecimentos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo