A norma ISO 19011 define Auditoria Ambiental como sendo: "U...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1799633 Meio Ambiente
A norma ISO 19011 define Auditoria Ambiental como sendo: "Um processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados, ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria, e para comunicar os resultados deste processo ao cliente". Acerca de definições, finalidades e classificação da Auditoria Ambiental, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - A auditoria de responsabilidade destina-se a avaliar o passivo ambiental das empresas.

Vamos entender por que essa alternativa está correta e analisar as demais alternativas para esclarecer eventuais dúvidas.

A - A auditoria de responsabilidade destina-se a avaliar o passivo ambiental das empresas.

Essa alternativa está correta porque a auditoria de responsabilidade é, de fato, voltada para a avaliação do passivo ambiental, que inclui os impactos negativos acumulados que uma empresa pode ter causado ao meio ambiente. Esse tipo de auditoria é importante para mensurar as obrigações ambientais e garantir que a empresa esteja ciente de seus débitos em termos de recuperação ambiental.

B -

Na realização de uma auditoria ambiental, se audita o ambiente como tal, assim como a eficácia de sistemas de gestão ambiental em obter melhorias no desempenho ambiental, no sentido da proteção do meio ambiente e maior produtividade.

Aqui, a afirmação incorreta está na parte que sugere que a auditoria ambiental audita "o ambiente como tal". Na verdade, a auditoria ambiental é focada em avaliar sistemas, processos e conformidade com normas ambientais, não o ambiente em si.

C -

O termo "auditoria" pode ser considerado sinônimo de "avaliação" ou "análise". Alguns gerentes ambientais fazem distinção entre auditorias ambientais de empresas ou organizações existentes e avaliações ambientais de novos projetos ou empreendimentos, o que pode ser considerado um equívoco conceitual.

Apesar de os termos "auditoria", "avaliação" e "análise" serem frequentemente usados de forma intercambiável, não é correto afirmar que a distinção entre auditoria de empresas existentes e avaliação de novos projetos seja um equívoco. Cada um desses processos tem objetivos e métodos específicos.

D -

Assegurar conformidade com a legislação vigente e às normas ambientais e códigos de prática são objetivos específicos da auditoria de certificação ambiental.

Embora a auditoria de certificação ambiental realmente busque conformidade com normas e legislações, essa não é sua única finalidade específica. Ela também visa obter certificações como a ISO 14001, que têm um escopo mais amplo.

E -

A frequência da realização das auditorias independe dos resultados de auditorias anteriores ou dos fatores de risco de desempenho ambiental. Áreas administrativas devem ser auditadas na mesma frequência que áreas de alto risco com processos complexos de produção.

Essa alternativa está incorreta porque a frequência de auditorias deve, sim, levar em conta os resultados de auditorias anteriores e os fatores de risco. Em áreas de alto risco, as auditorias precisam ser mais frequentes do que em áreas administrativas de menor risco.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A. Correta.

B. Incorreta. A auditoria ambiental não audita o ambiente em si, mas sim as atividades, sistemas de gestão e condições ambientais da organização em relação aos critérios de auditoria estabelecidos.

C. Incorreta. Embora os termos "auditoria", "avaliação" e "análise" possam ser usados em contextos semelhantes, eles não são sinônimos. A auditoria é um processo sistemático e documentado, com critérios e objetivos específicos, enquanto avaliações e análises podem ter um escopo mais amplo. Além disso, a distinção entre auditorias ambientais de empresas existentes e avaliações ambientais de novos projetos não é um equívoco conceitual, pois elas têm finalidades diferentes.

D. Incorreta. Assegurar a conformidade com a legislação vigente, normas ambientais e códigos de prática são objetivos gerais da auditoria ambiental, não sendo específicos da auditoria de certificação ambiental. P

E. Incorreta. A frequência da realização das auditorias deve levar em consideração os resultados de auditorias anteriores e os fatores de risco de desempenho ambiental. Áreas de alto risco com processos complexos de produção geralmente requerem auditorias mais frequentes do que áreas administrativas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo