“Se usarmos um clichê, diremos que nos tornamos cada vez mai...

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Q1372204 Português
Os três vazios – Sobre como fomos esvaziados e lavados para fazer escoar a angústia consumista

    Podemos caracterizar nossa época a partir de (três) grandes vazios:
    1 – O primeiro deles é o vazio do pensamento, tal como o denominou Hannah Arendt. A característica desse vazio é a ausência de reflexão, em palavras simples, de questionamento. Como é impossível viver sem pensamento, o uso de ideias prontas se torna a cada dia mais necessário e vemos ideias se transformarem em mercadorias para facilitar a circulação. Não são apenas as ideias que viram mercadorias. As mercadorias também vêm substituir ideias. Elas se “consubstanciam” em ideias e fazem a sua vez. O império do design de nosso tempo tem a ver com isso. Cada vez mais gostamos de coisas nas quais se guarda uma ideia. Hoje em dia vende-se autenticidade e prosperidade como um dia se vendeu felicidade, liberdade e imortalidade. A ideia é melhor vendida por meio de conceitos que podemos possuir ou, pelo menos, queremos possuir. O design garante isso. O que antigamente se chamava de “arte pela arte”, agora se chama de “estética pela estética”.

    Com isso quero dizer que o mundo da aparência substituiu o da essência e isso atingiu até mesmo o pensamento. A inteligência se tornou algo da ordem da aparência, uma moda. Por isso mesmo, a ignorância populista também faz muito sucesso. Enquanto uns vendem aparência de inteligência, outros vendem aparência de ignorância. Se há realmente inteligência ou ignorância, não é bem a questão. Ganham os que sabem administrar essas aparências para a mistificação das massas. A indústria cultural também é do design. E o design também é da inteligência e da ignorância.

    2 – O segundo vazio parece ainda mais profundo, até porque, tradicionalmente tem relação com o território do que chamamos de sensibilidade que está revestido de mistérios. Nesse campo, entra em jogo o vazio da emoção. A impressão de que vivemos em uma sociedade anestesiada, na qual as pessoas são incapazes de sentir emoções, não é nova. Alguns já falaram em culto da emoção, em sociedade excitada, em sociedade fissurada. Buscamos de modo ensandecido uma emoção qualquer. Pagamos caro. Da alegria à tristeza, queremos que a religião, o sexo, a alimentação, os filmes, as drogas, os esportes radicais, tudo nos provoque algum tipo de êxtase. A emoção virou mercadoria e o que não emociona não vale a pena. Alegrias suaves e tristezas leves não interessam. Tudo tem que ser extasiante. As mercadorias aparecem com a promessa de garantir esse êxtase. Das roupas de marca ao turismo, tudo tem que ser intenso, cinematográfico, transcendental, radical, impressionante. É o império da emoção contra a chateação, da excitação contra o tédio, da rapidez contra a calma, da festa contra a tranquilidade. A questão que está em jogo é a do esvaziamento afetivo. Se usarmos um clichê, diremos que nos tornamos cada vez mais frios, cada vez mais robotizados. Há uma verdade nisso: quer dizer que perdemos nosso calor humano, nosso calor animal, o que nos confirma como seres vivos. Ficamos cada vez mais vitimados pelo universo da plasticidade. O império do design se instaura aí. Da plasticidade exterior ao plástico (que consumimos fisiologicamente no uso de uma garrafa de água), não há muita diferença. [...]

(TIBURI, Márcia. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2016/08/os-tres-vazios-sobre-como-fomos-esvaziados-e-lavados-parafazer-escoar-a-angustia-consumista/. Adaptado.)

Se usarmos um clichê, diremos que nos tornamos cada vez mais frios, cada vez mais robotizados.” (4º§) Acerca do termo destacado anteriormente, pode-se afirmar que seu emprego indica:


I. Evocação de uma ideia que se opõe à já apresentada.

II. Perda de vivacidade expressiva no trecho que se segue.

III. A utilização de uma expressão exagerada, mas necessária.

IV. Que a autora admite que as comparações a seguir são de uso rotineiro.

Estão corretas apenas as afirmativas


Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO - A

I. Evocação de uma ideia que se opõe à já apresentada.

Não há oposição de ideias

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II. Perda de vivacidade expressiva no trecho que se segue.

Se usarmos um clichê, diremos que nos tornamos cada vez mais frios, cada vez mais robotizados.

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III. A utilização de uma expressão exagerada, mas necessária.

Não compreendi a posição da banca. Apenas trarei o significado da palavra:

São significados para clichê:

Frase repetitiva e sem originalidade; banalidade repetida com frequência.

Expressão que peca pela repetição, pelo lugar-comum

Dício.com

Clichê se refere a uma ideia de senso comum que tende a ser usado em vários

momentos da sociedade, seja eles normais ou aleatórios.

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IV. Que a autora admite que as comparações a seguir são de uso rotineiro.

Partindo pelo significado apresentado anteriormente.

Bons estudos!

My God, se até o Matheus Oliveira não soube precisar alguns aspectos quiçá eu.

Não entendi

Quando a banca coloca: “no trecho que se segue”, sendo que na chamada da questão já fazia referência ao texto, deu a impressão que poderia se referir ao trecho (no texto) que vem depois.

"Perda de vivacidade expressiva"?

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