“Sinalizador óptico e acústico; equipamento de radiocomunica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q699282 Noções de Primeiros Socorros
“Sinalizador óptico e acústico; equipamento de radiocomunicação em contato permanente com a central reguladora; maca com rodas; suporte para soro e oxigênio medicinal.” De acordo com a Portaria GM 2048, essa é a definição dos materiais e equipamentos da ambulância de transporte:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - TIPO A

O tema central da questão refere-se aos tipos de ambulâncias e seus equipamentos conforme a Portaria GM 2048. Essa portaria regulamenta os materiais e equipamentos que devem estar presentes em cada tipo de ambulância, assegurando que elas estejam adequadamente equipadas para prestar diferentes tipos de atendimento.

Essa regulamentação é fundamental para criar um padrão de qualidade e segurança nos serviços de urgência e emergência, garantindo que todas as ambulâncias estejam preparadas para suas funções específicas. No caso das ambulâncias de transporte, categoria TIPO A, sua principal função é o transporte de pacientes que não necessitam de suporte complexo ou intervenções médicas durante o trajeto.

Vamos explicar os conceitos associados a cada tipo de ambulância:

  • TIPO A: Ambulância de transporte, equipada basicamente com sinalizador óptico e acústico, equipamento de radiocomunicação, maca com rodas, suporte para soro e oxigênio medicinal. Esta é a definição correspondida no enunciado, portanto é a opção correta. Esse tipo de ambulância destina-se ao transporte de pacientes que precisam de cuidados mas não de intervenções complexas.
  • TIPO B, C e F: Estes tipos estão equipados com dispositivos mais complexos e destinam-se a outros propósitos como resgate e suporte avançado de vida. Eles incluem equipamentos adicionais que não estão listados na descrição fornecida.

Agora, vamos esclarecer por que as alternativas B, C e D estão incorretas:

  • TIPO B: Geralmente refere-se a unidades de suporte básico, que incluem outros equipamentos além dos mencionados, como desfibriladores e mais recursos de primeiros socorros.
  • TIPO C: São ambulâncias avançadas, também chamadas de UTI Móvel, equipadas com recursos para intervenções mais complexas, como monitoramento cardíaco e medicamentos específicos.
  • TIPO F: Normalmente designa ambulâncias de resgate e salvamento, com equipamentos para situações emergenciais não mencionadas no enunciado.

A interpretação do enunciado exige atenção ao detalhe dos equipamentos mencionados, e a compreensão da função e configuração de cada tipo de ambulância. Saber identificar essas características é crucial para responder a questões de concursos com precisão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

1-Tipo A  : AMBULÂNCIA DE TRANSPORTE:   

      Veículo  destinado ao transporte de enfermos que não apresentam risco de vida e são utilizados para remoção simples e de caráter eletivo.

 Tipo A : AMBULÂNCIA DE TRANSPORTE

Obrigatoriamente deverá dispor:  

Sinalizador ótico e acústico 

Maca com rodas 

Suporte para soro 

Oxigênio medicinal

Ambulância Tipo B :

AMBULÂNCIA DE SUPORTE BÁSICO 

Veículo destinado ao transporte pré hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido e inter hospitalar de pacientes, contendo equipamentos mínimos para a manutenção da vida.

 

AMBULÂNCIA Tipo CAMBULÂNCIA DERESGATE 

Veículo destinado ao atendimento de emergência pré hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, contendo equipamento necessário à manutenção da vida e de salvamento. 

 

As Ambulâncias são classificadas em:

TIPO A – Ambulância de Transporte: veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes que não apresentam risco de vida, para remoções simples e de caráter eletivo.

TIPO B – Ambulância de Suporte Básico: veículo destinado ao transporte interhospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local e/ou durante transporte até o serviço de destino.

TIPO C - Ambulância de Resgate: veículo de atendimento de urgências pré- hospitalares de pacientes vítimas de acidentes ou pacientes em locais de difícil acesso, com equipamentos de salvamento (terrestre, aquático e em alturas).

TIPO D – Ambulância de Suporte Avançado: veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. Deve contar com os equipamentos médicos necessários para esta função.

TIPO E – Aeronave de Transporte Médico: aeronave de asa fixa ou rotativa utilizada para transporte inter-hospitalar de pacientes e aeronave de asa rotativa para ações de resgate, dotada de equipamentos médicos homologados pelo Departamento de Aviação Civil - DAC.

TIPO F – Embarcação de Transporte Médico: veículo motorizado aquaviário, destinado ao transporte por via marítima ou fluvial. Deve possuir os equipamentos médicos necessários ao atendimento de pacientes conforme sua gravidade.

2.2 - VEÍCULOS DE INTERVENÇÃO RÁPIDA

Este veículos, também chamados de veículos leves, veículos rápidos ou veículos de ligação médica são utilizados para transporte de médicos com equipamentos que possibilitam oferecer suporte avançado de vida nas ambulâncias do Tipo A, B, C e F.

2.3 - OUTROS VEÍCULOS:

Veículos habituais adaptados para transporte de pacientes de baixo risco, sentados (ex. pacientes crônicos) que não se caracterizem como veículos tipo lotação (ônibus, peruas, etc.). Este transporte só pode ser realizado com anuência médica.

3 – DEFINIÇÃO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DAS AMBULÂNCIAS

As ambulâncias deverão dispor, no mínimo, dos seguintes materiais e equipamentos ou similares com eficácia equivalente:

3.1 - Ambulância de Transporte (Tipo A): Sinalizador óptico e acústico; equipamento de rádio-comunicação em contato permanente com a central reguladora; maca com rodas; suporte para soro e oxigênio medicinal.

FONTE: Ministério da Saúde disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt2048_05_11_2002.html

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo