“São constituídos por equipes compostas por profissionais...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1007801 Serviço Social
“São constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais, etc.) e academia da saúde, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes, atuando diretamente no apoio matricial às equipes da(s) unidade(s) na(s) qual(is) está vinculado e no território destas equipes.”. De acordo com a Portaria 2.488/2011, o texto acima define o (a):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF

Vamos entender por que essa é a resposta correta.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado para atuar em conjunto com as Equipes de Saúde da Família e ampliar a abrangência e melhorar a resolutividade das ações da atenção básica. O NASF é composto por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, como assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, que trabalham de forma integrada e em apoio matricial, exatamente como descrito no enunciado. Isso é definido pela Portaria nº 2.488/2011, que regulamenta a Política Nacional de Atenção Básica.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

A - Centro de Atenção Psicossocial – CAPS: O CAPS é uma unidade de saúde que oferece atenção diária a pessoas com transtornos mentais graves. Não é composto por equipes de apoio à Saúde da Família.

B - Programa Saúde na Escola – PSE: Este programa visa a integração entre saúde e educação para melhorar a qualidade de vida dos estudantes. Não envolve o apoio matricial às equipes de Saúde da Família.

D - Residência Terapêutica: São moradias destinadas a pessoas com transtornos mentais que tiveram longo tempo de internação psiquiátrica. Não são formadas por equipes de apoio à Saúde da Família.

E - Centro de Referência da Mulher: Estas unidades oferecem serviços especializados para atender às necessidades de saúde das mulheres, mas não estão estruturadas para apoiar as Equipes de Saúde da Família.

Estratégia de Interpretação: Para interpretar corretamente o enunciado, é importante identificar palavras-chave que conectam diretamente o texto à descrição oficial das funções de diferentes programas de saúde. Compreender o que significa apoio matricial e a integração de equipes multidisciplinares auxilia na escolha da alternativa correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C

→ PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011:

→ Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais, etc.) e academia da saúde, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes, atuando diretamente no apoio matricial às equipes da(s) unidade(s) na(s) qual(is) o NASF está vinculado e no território destas equipes.

Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo (estes, quando necessários, devem ser regulados pelas equipes de atenção básica). Devem, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes e/ou Academia da saúde, atuar de forma integrada à Rede de Atenção à Saúde e seus serviços (ex.: CAPS, CEREST, Ambulatórios Especializados etc.) além de outras redes como SUAS, redes sociais e comunitárias.

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

E ai, tudo bom?

Gabarito: C

Bons estudos!

-Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo