Quais são as portas que devem ser liberadas em um Firewall p...
Quais são as portas que devem ser liberadas em um Firewall para que um usuário possa acessar um servidor SAMBA entre duas redes?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - 138, 139
Para entender por que a alternativa C é a correta, precisamos falar sobre o SAMBA, que é uma implementação gratuita do protocolo SMB (Server Message Block) utilizada para permitir a interação de sistemas operacionais Windows com sistemas Unix/Linux. Quando configuramos um servidor SAMBA, ele utiliza portas específicas para comunicação na rede.
As portas mencionadas na alternativa C, 138 e 139, são fundamentais para o funcionamento do SAMBA:
- Porta 138: Utilizada para o protocolo NetBIOS Datagram Service, que é um dos componentes que permite a descoberta de serviços na rede.
- Porta 139: Usada para o protocolo NetBIOS Session Service, que estabelece a conexão entre o cliente e o servidor SAMBA.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - 22, 23: Essas portas estão relacionadas a outros serviços: a porta 22 é utilizada por SSH (Secure Shell) para conexões seguras, e a porta 23 é para Telnet, um protocolo de comunicação de texto sem criptografia. Nenhuma delas é utilizada pelo SAMBA.
B - 25, 11: A porta 25 é usada pelo protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) para envio de emails, e a porta 11 não é um padrão reconhecido para serviços comuns. Portanto, também não são portas utilizadas pelo SAMBA.
D - 80, 443: A porta 80 é usada pelo protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol), e a porta 443 pelo HTTPS (HTTP Secure). Essas portas são utilizadas para navegação web e não têm relação com o SAMBA.
Portanto, para que um usuário possa acessar um servidor SAMBA de forma adequada entre duas redes, é necessário liberar as portas 138 e 139 no firewall.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo