O período colonial no Brasil possuiu um sistema aplicado pr...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra B
Comentário: A alternativa correta é a Letra B, que descreve a derrama como um imposto fiscal imposto aos mineiros durante o período colonial no Brasil, especialmente na região das Minas Gerais. Essa cobrança era realizada com o auxílio de soldados portugueses, que tinham a autoridade inclusive de invadir residências e tomar à força os valores que eram devidos à Coroa portuguesa.
As demais alternativas apresentam informações incorretas ou conceitos que não estão associados com a prática da derrama:
- A alternativa A introduz a ideia de uma taxa de contribuição com benefícios aos mineradores que não possuíam terra, o que não corresponde ao mecanismo da derrama;
- A C sugere que a cobrança era baseada no número de propriedades, escravos ou trabalhadores, o que não caracteriza especificamente a derrama;
- Por fim, a D aborda a tentativa de impedir o contrabando de ouro, o que não é uma descrição da derrama, mas sim de outras medidas de controle do ouro na colônia.
Portanto, a derrama era uma prática coercitiva e autoritária para garantir a arrecadação dos tributos devidos pela atividade de mineração à Coroa portuguesa, sob pena de severas punições aos que não cumprissem com suas obrigações fiscais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: b
Um imposto fiscal
Derrama, Imposto individual e proporcional aos rendimentos dos súditos, cujo não pagamento poderia resultar no confisco de bens para a quitação das dívidas. Para piorar, a metrópole limitou o acesso das elites coloniais aos postos da administração.
vem pmes!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo