Sobre o Projeto Ético Político do Serviço Social, assinal...
Sobre o Projeto Ético Político do Serviço Social, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa.
( ) No Serviço Social brasileiro, a construção do Projeto Ético Político se iniciou na transição da década de 1970 à de 1980, vinculado à denúncia e recusa do conservadorismo profissional.
( ) A dimensão política do Projeto Ético Político, se posiciona a favor da equidade e da justiça social, na perspectiva da universalização do acesso a bens e a serviços relativos às políticas e programas sociais; a ampliação e a consolidação da cidadania são explicitamente postas como garantias de direitos civis, políticos e sociais da classes trabalhadoras.
( ) O Projeto Profissional se vincula a um
projeto societário que propõe a construção
de uma nova ordem social, sem
exploração/dominação de classe, etnia e
gênero.
( ) O Projeto Ético Político, fundamentado teórica e metodologicamente, conquistou hegemonia no Serviço Social, no Brasil, na década de 90 do século XX.
Marque a sequência correta:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
→ vou colocar apontamentos da primeira e última assertiva, respectivamente:
→ “É no trânsito dos anos oitenta aos noventa do século XX que o projeto ético-político do Serviço Social no Brasil se configurou em sua estrutura básica. (…) Pode-se afirmar que este projeto ético-político, fundamentado teórica e metodologicamente, conquistou hegemonia no Serviço Social, no Brasil, na década de noventa do século XX."
→ Referência: Netto, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional. São Paulo: Cortez. 1999
→ No entanto, o objeto deste debate – e, sobretudo, a própria construção deste projeto no marco do Serviço Social no Brasil – tem uma história que não é tão recente, iniciada na transição da década de 1970 à de 1980. Este período marca um momento importante no desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, vincado especialmente pelo enfrentamento e pela denúncia do conservadorismo profissional. É neste processo de recusa e crítica do conservadorismo que se encontram as raízes de um projeto profissional novo, precisamente as bases do que se está denominando projeto ético-político.
→ Referência: NETTO, J. P. Transformações societárias e Serviço Social. Notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. Serviço Social & Sociedade. São Paulo: Cortez, 1996. n. 50.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻
"Pode-se afirmar que este projeto ético-político, fundamentado teórica e metodologicamente, conquistou hegemonia no Serviço Social, no Brasil, na década de noventa do século XX."
→ Referência: Netto, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional. São Paulo: Cortez. 1999, 4a edição, pp 156
Oi, tudo bem?
Gabarito: D
Bons estudos!
-Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak
Questão boa para revisão!
Todas corretas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo