Os sons dos batimentos cardíacos normais incluem a primeira...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1245386 Enfermagem
Os sons dos batimentos cardíacos normais incluem a primeira e a segunda bulhas B1 e B2. Portanto, B1 e B2 referem-se respectivamente ao fechamento das válvulas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa A está correta. Vamos entender o porquê.

Os sons cardíacos, conhecidos como bulhas, são produzidos pelo fechamento das válvulas cardíacas durante o ciclo cardíaco. Esses sons são essenciais para avaliar a função cardíaca e identificar possíveis anormalidades. A primeira bulha cardíaca (B1) ocorre devido ao fechamento das válvulas tricúspide e mitral, que são as válvulas atrioventriculares. Este som marca o início da sístole ventricular, ou seja, o momento em que os ventrículos se contraem para ejetar o sangue para o pulmão e o restante do corpo.

A segunda bulha cardíaca (B2) é causada pelo fechamento das válvulas aórtica e pulmonar, conhecidas como válvulas semilunares. Este som indica o início da diástole ventricular, momento em que os ventrículos relaxam e se enchem de sangue novamente.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

B - A alternativa está errada porque menciona o fechamento das válvulas tricúspide e pulmonar para B1, o que é incorreto, pois a válvula pulmonar está associada ao som B2.

C - Esta alternativa está errada porque coloca o fechamento das válvulas aórtica e mitral em conjunto, o que não acontece. A válvula aórtica fecha na B2 e a mitral na B1.

D - Está incorreta porque associa o fechamento das válvulas aórtica e pulmonar à B1, quando na realidade estas estão relacionadas à B2.

E - Esta alternativa está errada porque menciona a abertura das válvulas tricúspide e mitral, que não produz som audível significativo como as bulhas cardíacas. Os sons cardíacos são decorrentes do fechamento, não da abertura, das válvulas.

Compreender a fisiologia dos sons cardíacos é fundamental para a prática clínica de enfermagem, especialmente na avaliação de pacientes. Saber identificar corretamente as bulhas pode ajudar a diagnosticar anomalias cardíacas e orientar intervenções adequadas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa A

1° bulha cardíaca (B1) TUM está ligada ao fechamento da valvas mitral e tricúspide( VALVAS ATRIOVENTRICULAR)

marca o início da Sistole ( contração ventricular)

2° bulha (B2) TÁ é o fechamento das valvas pulmonares e aortica( SEMILUNARES) marca o final da sistole e o inicio da diástole ( enchimento ventricular)

Complemento:

Há 2 bulhas extrassístoles, geralmente associadas a condições patólogicas que podem ser encontradas : B3 E B4.

B3: é auscultada no início da diastole ventricular, imediatamente após B2.

B4: auscultada no final da diastóle ventricular, imediantamente antes da B1.

Observações: Em alguns casos, a B3 pode ser fisiológica, em indivíduos até 40 anos de idade.

A B4, é auscultada em 90% dos idosos, devido esclerose natural dos vasos.

Se as 4 bulhas forem auscultadas simultaneamente, são chamadas de GALOPE DE SOMAÇÃO.

FONTE: BRUNNER E SUDDARTH.

Os sons dos batimentos cardíacos normais incluem algo que chamamos de bulhas B1 e B2. A bulha é causado por um bloqueio súbito do fluxo reverso do sangue devido ao fechamento das valvas arteriais. Uma falha nas valvas cardíacas, podem dar origem a uma doença cardiovascular de origem valvular. Em relação as valvas cardíacas responda, B1 (responsável pelo primeiro batimento) e B2 (responsável pelo segundo batimento)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo