A relação entre o Imperialismo e a Primeira Guerra Mundial ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A relação entre o Imperialismo e a Primeira Guerra Mundial é intrínseca e pode ser compreendida à luz dos embates entre nações que buscavam ampliar seus territórios e esferas de influência. Neste cenário, os conflitos surgiram como uma consequência da disputa por terras em regiões que estavam sob o jugo do processo imperialista, onde países com economias dominantes competiam entre si.
Essas disputas territoriais manifestaram-se em tensões que se acumularam ao longo do tempo, desembocando na eclosão do conflito global que conhecemos como a Primeira Guerra Mundial. O choque entre essas potências econômicas, que buscavam expandir seus domínios coloniais e assegurar seus interesses econômicos, foi um dos principais motores do início da guerra.
Portanto, a alternativa correta, que explica a relação entre o imperialismo e a Primeira Guerra Mundial, é a que destaca o conflito originado a partir do choque entre países economicamente dominantes disputando territórios de países colonizados durante esse processo expansivo. A correta compreensão desta dinâmica é essencial para entender as causas subjacentes à guerra e as complexidades das relações internacionais da época.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO C
Imperialismo
o Agressiva competição econômica e disputa por territórios fora da Europa: disputa entre países industrializados, principalmente entre Inglaterra e Alemanha, por mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima fora da Europa.
PRINCIPAIS CAUSAS DO CONFLITO
· Imperialismo (disputas territoriais no continente europeu, África e Ásia).
· Rompimento do equilíbrio europeu (o surgimento da Itália e Alemanha – vão disputar colônias na África e mercados consumidores).
· Nacionalismos exaltados (Pan Germanismo, Pan eslavismo, caso Sérvio, Inglaterra, França, Itália e Alemanha).
· Rivalidade Franco-Germânica (entre França e Alemanha – principalmente devido à região da Alsácia-Lorena).
· Rivalidade Anglo-Germânica (entre Inglaterra e Alemanha – devido à concorrência industrial).
O Imperialismo é a prática de expansão política, cultural, territorial e econômica, por meio do qual uma nação tem como objetivo o domínio de outras. Dessa forma, os Estados que possuem muito poder bélico e econômico, empreendem forças visando à conquista de territórios e o aumento da influência sobre outros países por todo o mundo.
Pode-se dizer que as nações que praticam o imperialismo visam, além de ampliar sua influência, a manutenção do controle sobre outros territórios, intervindo na política interna e na maneira das nações dominadas se relacionarem com outros países.
Após o processo de unificação da Alemanha, países como a Rússia, França e Inglaterra temeram a ascensão que a Alemanha conseguia a cada dia que passava. A Alemanha buscava aumentar o número de colônias para seu país, o que chamou a atenção desses países que poderiam ter seus interesses prejudicados com o fortalecimento germânico.
O nacionalismo A Alemanha deu início a um movimento chamado Pangermanismo, que servia como suporte ideológico para os alemães defenderem a expansão territorial no início do século XX. O Pangermanismo também implicava colocar a Alemanha como força econômica e militar hegemonicamente na Europa.
Uma outra questão nacionalista era o ressentimento que existia na França a respeito do final da guerra travada contra a Prússia em 1870 e 1871. A derrota da França foi considerada humilhante por dois aspectos: a rendição ter sido assinada na Galeria dos Espelhos, no Palácio de Versalhes, e pela perda da Alsácia-Lorena.
O conflito nacionalista mais complicado era o da região dos Bálcãs, que ficava no sudeste da Europa. Essa região era dominada pelo Império Austro-Húngaro, mas a Sérvia tinha interesse em anexar essa região ao seu território e formar a Grande Sérvia.
GAB-C
De que o conflito teve suas origens através dos choques entre países economicamente dominantes disputando territórios de países colonizados nesse processo.
RÁPIDO COMO UM RAIO!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo