De acordo com o texto
De acordo com o texto
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com o texto, a alternativa correta é a A: o desemprego afeta o ser humano em sua totalidade.
O texto "A fisiologia do corpo desempregado" aborda de forma abrangente os diversos impactos do desemprego no indivíduo, destacando não apenas aspectos financeiros ou práticos, mas também as consequências psicológicas, identitárias e sociais.
Alguns trechos do texto que sustentam essa interpretação:
1. "O conjunto de partes que monta o ser passa a estabelecer uma relação funcionalista com o cotidiano e seus vínculos empregatícios." - Isso sugere que o trabalho se torna parte integrante da identidade do indivíduo.
2. "O desemprego vem, então, como a descaracterização do personagem trabalhador, aquele necessário de ser encenado todos os dias para que seja possível cultivar uma real vida fora da esfera profissional." - A perda do emprego é vista como uma ruptura na identidade do indivíduo.
3. "Tal ruptura, para além das suas supostas bases técnicas e pragmáticas, como justificativas clichês para se dispensar alguém sem justa causa, quebra também o corpo, não só em partes, mas nas funções que cada uma delas parece ter para existir." - O desemprego afeta o indivíduo além das questões práticas, impactando sua percepção de si mesmo e suas funções.
4. "Destacou-se um alerta sobre a condição das pessoas desempregadas. Estão elas entre as mais abaladas psicologicamente e, com isso, pode-se supor, suscetíveis às psicopatologias que crescem a cada ano no país." - O texto ressalta o impacto psicológico do desemprego e sua relação com problemas de saúde mental.
As demais alternativas não encontram respaldo no texto:
- A alternativa B não procede, pois o texto sugere o contrário: é o desemprego que causa a sensação de inutilidade, como pode ser visto no trecho "É o fim da sensação de utilidade e a causa de seu medo quase paralisante."
- A alternativa C é explicitamente refutada pelo texto, que afirma que o desemprego vai além das questões técnicas e pragmáticas.
- A alternativa D, embora encontre algum suporte nos sintomas físicos descritos, não é a mais adequada, pois o texto enfatiza principalmente os aspectos psicológicos, identitários e sociais do desemprego.
Portanto, a alternativa A é a que melhor sintetiza a visão apresentada no texto sobre o impacto global do desemprego no ser humano.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo