A soma do produto pela ótica dos fatores de produção gera c...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Contas Nacionais.
Repare que a questão não fala sobre a ótica da renda nem da despesa. Na verdade, o que ela cobra é a conceituação de PIBpm.
Nesse sentido, questão correta. Isto porque, se somarmos toda a produção que os fatores de produção (terra, capital, trabalho, etc) são capazes de gerar, estaremos diante do PIBpm.
Vale lembrar que o conceito apresentado pela questão não pode ser o PIB a custos dos fatores. Por dois motivos.
O primeiro motivo é que apenas há três óticas: produto, renda e despesa. No caso da ótica do produto, todos os conceitos utilizam os fatores de produção. Ou seja, embora a questão tenha falado em "ótica dos fatores de produção" isso não significa necessariamente que ela está pedindo o PIB a custo dos fatores. Os fatores são utilizados para produzir e ,portanto, qualquer conceito pela ótica da produção irá levar em consideração os fatores de produção (não apenas o PIBcf).
O segundo motivo é a finalidade do conceito do PIBcf. Numa economia sem governo, PIBpm = PIBcf. Quando introduzimos o governo, aí haverá diferença entre PIBpm e PIBcf, pelo impacto que o governo (por meio dos impostos indiretos e dos subsídios) terá na produção. Dessa forma, o PIBcf é um conceito utilizado para excluir o impacto do governo no PIB, considerando que o governo não produz diretamente. Ocorre que a questão nos pediu no enunciado para considerar o modelo IS-LM, que é um modelo que pressupõe que a economia é fechada e COM governo. Dessa forma, para melhor capturar os impactos do governo na produção, deve ser utilizado o conceito mais abrangente, que é o PIBpm.
Gabarito: Certo
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
não seria o produto interno bruto custo de fatores? para ser a preço de mercado eu não teria que somar os impostos indiretos e subtrair os subsídios? alguém pode ajudar ai?
Poxa Giovanna, tambem to com a mesma dúvida, porque usei a mesma linha de raciocinio que voce.
Socoorro
Gabarito deveria ser ERRADO
Questão equivale o produto pela ótica dos fatores de produção ao produto a preços de mercado, como se fossem a mesma coisa.
Os conceitos são diferentes:
- Produto a preços de mercado: é o produto medido a partir dos valores transacionados no mercado (ou seja, medido pelo preço pago pelo consumidor final);
- Produto a custo de fatores: produto medido a partir dos valores que refletem os custos de produção, a remuneração aos fatores (w + j + I + a). E um preço de fábrica, antes dos impostos, e não considerando preços dos insumos intermediários.
A diferença entre ambos está nos impostos indiretos (II) e nos subsídios (Sub), isto é:
PIBpm = PIBcf + II - Sub
O PIB a preços de mercado é calculado pela soma do valor adicionado gerado por cada fator de produção. O valor adicionado gerado por cada fator de produção é o preço do produto multiplicado pela quantidade produzida. Portanto, a soma do produto pela ótica dos fatores de produção é igual ao PIB a preços de mercado.
Sendo assim, o PIB a preços de mercado é igual à soma do valor adicionado gerado pelos fatores de produção.
Na questão Q2176655, do mesmo ano, a banca considerou como correto que a soma das remunerações dos fatores de produção gera como resultado o PIB a custo de fatores.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo