Nos dias em que visita a tia, Mariel compra um sorvete ou um...
✓ Hoje Mariel não comprou um sorvete. ✓ Hoje Mariel não comprou um doce. ✓ Hoje Mariel não foi ao mercado.
As afirmativas são respectivamente:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito(E)
Nesse tipo de questão temos que valorar as proposições como verdadeiras, começando pela proposição simples e a partir daí sempre conseguimos valorar as demais, porém, nesse caso em particular, só conseguiremos descobrir o valor lógico da primeira parte da I:
I) Nos dias em que visita a tia(F), Mariel compra um sorvete ou um doce.
II) Nos dias em que chove Mariel sempre vai ao mercado.
III) Hoje Mariel não visitou a tia. (VERDADEIRA)
Se Mariel não visitou sua tia é verdadeira, então quer dizer que Mariel pode não ter comprado um sorvete ou um doce, ou pode não ter comprado os dois. Não podemos afirmar que ''Mariel não comprou um doce'' e ''Mariel não comprou um sorvete''. O mesmo acontece com a proposição ''Hoje Mariel não foi ao Mercado'', não podemos afirmar nada sobre ela, pois o valor lógico da proposição simples apenas nos permite afirmar que ''Mariel não visitou sua tia''.
Portanto:
✓ Hoje Mariel não comprou um sorvete. (afirmativa falsa)
✓ Hoje Mariel não comprou um doce. (afirmativa falsa)
✓ Hoje Mariel não foi ao mercado. (afirmativa falsa)
Questão passível de anulação
Vamos montar as proposições:
V -> (S v D)
C -> M
~V
Observando essas proposições, temos que se ~V é verdadeiro, então V é Falso. Logo, S v D pode ser verdadeiro ou falso. Isso significa que S e D podem ser tanto falsos como verdadeiros. O mesmo ocorre com M, pois não se sabe se choveu ou não. Em minha opinião, essa questão não possui resposta correta, pois não há como se afirmar o valor lógico de nenhuma das afirmações feitas com base apenas no que é dito no enunciado.
Logo, creio que a questão esteja equivocada, devendo ter sido anulada.
O fato de não ser possível se afirmar qual o valor não torna o valor lógico falso. Trata-se de uma contingência, até que novos dados sejam fornecidos.
questão horrível
Não sei pq falam que a questão é passível de anulação, concordo que não tem como chegar nos valores pq eles podem ser verdadeiros ou falsos, justamente por isso que tem que colocar como falso, pq qualquer afirmação que fizer vai ser falsa pq não tem como valorar.
Diferentemente do q foi dito por um cara aí em baixo, a questão não é passível de anulação, pois embora eu não tenha como determinar, é exatamente isso q me leva a entender q não posso fazer tal afirmação, portanto, se a fizer, é falsa; pronto, nada p ser questionado; ora, se não tenho como comprovar q ela não comprou sorvete, então é falso dizer q ela não comprou sorvete, pois nada me autoriza a fazer tal afirmação e, se a fizer, é falsa; a confirmação se dá fazendo a afrimação positiva: ela comprou sorvete.....FALSO, pois eu não tenho como afirmar isso! Quem quiser entender, entende, e quem prefere argumentar com a banca...boa sorte!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo