O objetivo central do texto acima é:
Exercício potencializa o efeito benéfico do fármaco losartana ao sistema cardiovascular de hipertensos
Associar a prática de atividade física aeróbia ao uso do medicamento losartana aumenta os benefícios para pacientes hipertensos, principalmente no que diz respeito à regulação autonômica cardíaca, contribuindo com o funcionamento adequado do sistema cardiovascular. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada com voluntários homens na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).
Os cientistas mostraram que caminhadas de 45 minutos, três vezes por semana, melhoram a variabilidade da frequência cardíaca, um marcador cientificamente validado que afere o funcionamento do sistema nervoso autônomo, responsável pela regulação de processos fisiológicos corporais, como pressão arterial e frequência respiratória.
O medicamento é considerado a primeira linha de tratamento da hipertensão arterial (reduzindo o risco de eventos cardiovasculares), da insuficiência cardíaca e também é indicado para a proteção renal. Tem um mecanismo de ação que bloqueia o receptor AT1 da angiotensina 2 – um peptídeo que faz com que as paredes musculares das pequenas artérias (arteríolas) se contraiam, aumentando a pressão arterial. [...]
(CONSTANTINO, L. Exercício potencializa o efeito benéfico do fármaco losartana ao sistema cardiovascular de hipertensos. Disponível em: tps://agencia.fapesp.br/exercicio-potencializa-o-efeito-benefico-do-farmaco-losartana-ao-sistema-cardiovascular-de-hipertensos/38868/ Acesso em: 16 jun. 2022)