Se o governo opera com câmbio flexível e plena mobilidade d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113601 Economia
Considerando o modelo macroeconômico para uma pequena economia aberta, julgue o item a seguir. 
Se o governo opera com câmbio flexível e plena mobilidade de capitais, o governo pode estimular o produto, sem gerar déficit fiscal, se o aumento dos gastos for financiado por aumento do tributo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre o modelo IS-LM-BP, tema de Macroeconomia. Vamos verificar a assertiva:

"Se o governo opera com câmbio flexível e plena mobilidade de capitais, o governo pode estimular o produto, sem gerar déficit fiscal, se o aumento dos gastos for financiado por aumento do tributo."

Uma expansão fiscal desloca a curva IS para a direita, porém um aumento da tributação desloca a curva IS para a esquerda. Para que não haja déficit fiscal, a magnitude do aumento dos gastos deve ser igual à do aumento do tributo, porém, mesmo assim, não é esse o motivo do governo não poder estimular o produto.
O deslocamento da IS para a direita (gastos) será maior do que o deslocamento para a esquerda (tributo), isso ocorre porque todo tributo se tornará gasto público, mas nem todo tributo seria destinado ao consumo caso não houvesse a tributação, uma vez que é razoável supor que a propensão marginal a consumir é menor do que a unidade. Em outras palavras, não é toda a renda disponível que é destinada ao consumo.

Mas sigamos. O deslocamento líquido da IS para a direita aumentará o produto e a taxa de juros. Como há plena mobilidade de capitais, a taxa de juros doméstica mais elevada do que a internacional atrairá capitais estrangeiros em busca da maior rentabilidade. Com o câmbio flexível, esse afluxo de recursos valorizará a moeda doméstica, a queda da taxa de câmbio provocará redução das exportações líquidas, o que desloca a IS para a esquerda.

Portanto, não haverá estímulo ao produto, permanecendo no mesmo valor inicial. A política fiscal expansionista, em regime de câmbio flutuante e com plena mobilidade de capitais, é ineficaz.

GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No câmbio flutuante, a expansão dos gastos do governo não é capaz de estimular o produto da economia, pois acarretará redução, na mesma magnitude, das exportações líquidas.

A política fiscal expansionista desloca inicialmente a curva IS para direita, denotando uma ampliação na taxa de juros, que por sua vez faz com que haja uma maior procura por moeda nacional, gerando processo de valorização desta. Tal fato, ao tornar o produto nacional mais caro em relação ao estrangeiro, implica em menor demanda e um novo deslocamento da curva, agora para a esquerda, até que esta volte a sua posição original e elimine a pressão que gerou sobre a entrada de capitais no mercado cambial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo