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                     A marcha da insensatez: redes sociais estão

                               destruindo a sociedade civil

Professor de Stanford, Niall Ferguson afirma que a polarização nas redes sociais está levando a sociedade a um estado de declínio que só pode ser qualificado de “incivilidade”


Umberto Eco (1932–2016) disse que as redes sociais possibilitaram o surgimento – e quiçá uma hegemonia – de uma “legião de imbecis”. Antes, concentrados em bares, tomando vinho ou cerveja, “falavam sem prejudicar a coletividade. Normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel. O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”. O escritor e filósofo italiano sugere que os jornais filtrem de maneira rigorosa as informações divulgadas nas redes sociais, porque, no geral, não são confiáveis.

O historiador escocês Niall Ferguson – autor de livros seminais sobre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, além de obras sobre a decadência do Ocidente [...] – segue o mesmo caminho de Umberto Eco, acrescentando sua própria interpretação. O professor de Stanford afirma que a polarização excessiva nas redes sociais está levando a sociedade “a um estado de declínio que só pode ser qualificado de “incivilidade”.

Suas interpretações foram colhidas pelos repórteres Ana Paula Ribeiro e Gustavo Schimitt, de O Globo. “A minha preocupação hoje é que a sociedade civil foi tão erodida pelo advento das redes sociais que não podemos mais falar em sociedade civil. Os Estados Unidos se tornaram uma sociedade não civilizada. A polarização se tornou um veneno. Eu me pergunto se a civilização não está se tornando algo diferente, em uma não civilização ocidental”, critica Niall Ferguson. No livro “A Grande Degeneração – A Decadência do Mundo Ocidental” [...], o autor não arrola as redes sociais como um dos fundamentos da ruína do Ocidente.

Dirigentes do Facebooke do Twitter não estão, sugere Niall  Ferguson, minimamente preocupados com a extensão do dano que está acontecendo no tecido social. Quanto mais barbárie, produzida ou não pela tensão ideológica, mais pessoas circulam pelas redes, aumentando seus ganhos financeiros. “Uma das consequências das redes sociais gigantes é a polarização. As pessoas se agrupam em grupos de esquerda ou de direita. O que notamos é um maior engajamento em tuítes de linguagem moral, emocional e até obscena. As redes estão polarizando a sociedade, produzindo visões extremistas e fake news”, frisa o historiador.

[...]

Insensatez

Eugênio Bucci, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, apresenta uma tese ligeiramente diversa da de Niall Ferguson. O professor diz que, mais do que incivilidade, a polarização está gerando insensatez nas redes sociais. “A tendência é que discursos exacerbados sejam favorecidos nas redes.

E isso vai produzindo o efeito bolha: as pessoas que fazem parte delas dentro das redes são governadas por algoritmos e não pelo discernimento racional. O que é um paradoxo, porque tudo o que o Brasil precisa neste momento é de sensatez. Mas parece que os ventos favorecem a insensatez”, afirma o mestre. Não é uma visão apocalíptica, mas também não é integrada. É moderada.

Ao contrário do que diz Niall Ferguson, mais apocalíptico, Eugênio Bucci sugere cautela, pois não aposta que as redes sociais vão corromper a democracia no Ocidente. “As redes não podem ser definidas como mal absoluto. É bom lembrar que também representam um arejamento das democracias. E foram responsáveis por imprimir nova dinâmica nas relações entre a sociedade e o Estado”, pontua.

O professor Fabio Malini, coordenador do Laboratório de estudos sobre Internet e Cultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), corrobora a tese de Niall Fergunson. A incivilidade já predomina no Brasil, sobretudo no comportamento político (o que vai além do comportamento dos políticos). “A polarização é corriqueira na política. Mas, nas redes sociais, tem um modelo específico de atenção das pessoas que influi nisso. A proximidade tem sido a tônica de como algoritmos são construídos fortalecendo bolhas ideológicas, onde há atitudes impulsivas, que redundam em decisões emocionais.”

As redes sociais são incontornáveis, quer dizer, vão continuar (goste-se ou não, são positivas). O mais provável é que, após uma primeira fase como terreno da barbárie, retome o caminho civilizatório, abrindo oportunidade ao debate entre indivíduos que pensam de maneiras diferentes a respeito de política, economia, cultura e comportamento. Isto, claro, numa perspectiva otimista. No momento, tornaram-se frigoríficos de ideias, de comportamentos e de pessoas. Talvez não seja possível piorar.

BELÉM, Euler de França. Revista Bula. Disponível em:<https://goo.gl/uoVXcZ> . Acesso em: 18 dez. 2017 (Fragmento adaptado).

Releia o trecho a seguir.


“Umberto Eco (1932-2016) disse que as redes sociais possibilitaram o surgimento – e quiçá uma hegemonia – de uma ‘legião de imbecis’.”

A respeito do excerto destacado nesse trecho, analise as afirmativas a seguir.


I. A palavra “hegemonia” indica que a “legião de imbecis” é um grupo pouco influente na sociedade.

II. Os travessões sinalizam a inserção de um comentário do autor do texto.

III. A palavra “quiçá” é um advérbio que funciona como modalizador nesse excerto.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

Gabarito comentado

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A alternativa correta é: C - II e III, apenas.

Vamos analisar cada uma das afirmativas uma por uma para entender melhor a resposta:

I. A palavra “hegemonia” indica que a “legião de imbecis” é um grupo pouco influente na sociedade.

Esta afirmativa está incorreta. A palavra "hegemonia" significa domínio ou liderança. Portanto, dizer que a "legião de imbecis" alcançou uma hegemonia indica que esse grupo se tornou muito influente ou dominante na sociedade, o que é o oposto de ser um grupo pouco influente.

II. Os travessões sinalizam a inserção de um comentário do autor do texto.

Esta afirmativa está correta. Os travessões são usados aqui para adicionar uma explicação ou comentário que aprofunda o entendimento do que foi dito anteriormente, ou seja, que as redes sociais possibilitaram o surgimento de uma "legião de imbecis". Esse comentário é inserido pelo autor do texto para dar mais detalhes ao leitor.

III. A palavra “quiçá” é um advérbio que funciona como modalizador nesse excerto.

Esta afirmativa também está correta. "Quiçá" é um advérbio que significa "talvez", e age como um modalizador, expressando dúvida ou possibilidade. No contexto, "quiçá uma hegemonia" sugere que talvez essa "legião de imbecis" tenha alcançado uma posição dominante.

Conclusão: As afirmativas II e III estão corretas, enquanto a afirmativa I está incorreta, corroborando que a alternativa certa é a letra C.

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Comentários

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Gabarito C

I. A palavra “hegemonia” indica que a “legião de imbecis” é um grupo pouco influente na sociedade. ⇢ incorreto, Influência exerce uma influência.

II. Os travessões sinalizam a inserção de um comentário do autor do texto. ⇢ correto, coloca em relevo certos termos.

III. A palavra “quiçá” é um advérbio que funciona como modalizador nesse excerto. ⇢ advérbio (=talvez)

GABARITO: LETRA C

?Umberto Eco (1932-2016) disse que as redes sociais possibilitaram o surgimento ? e quiçá uma hegemonia ? de uma ?legião de imbecis?.?

I. A palavra ?hegemonia? indica que a ?legião de imbecis? é um grupo pouco influente na sociedade ? incorreto, marca a ideia que é um grupo de grande poderio, grande influência.

II. Os travessões sinalizam a inserção de um comentário do autor do texto ? correto, uma informação subjetiva e que poderia ser retirada sem qualquer prejuízo.

III. A palavra ?quiçá? é um advérbio que funciona como modalizador nesse excerto ? correto, equivale a "talvez".

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? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Caso não tenham entendido o que são modalizadores:

Os Modalizadores Adverbais expressam uma avaliação prévia do falante sobre o conteúdo de sua fala, ele afirma, nega, ordena, permite, expressa certeza, dúvida ou distanciamento sobre o seu próprio enunciado.

O que é a palavra quiçá:

Quiçá é um adverbio de dúvida que equivale a talvez

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