Oclusão arterial aguda (OAA) é uma emergência vascular carac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2405493 Medicina
Oclusão arterial aguda (OAA) é uma emergência vascular caracterizada pela súbita oclusão de uma artéria de qualquer calibre, culminando na perda de irrigação e isquemia do segmento corporal correspondente. Acerca do assunto em questão, analise os itens a seguir:

I. A embolectomia cirúrgica (com cateter de Fogarty®) restabelece rapidamente o fluxo sanguíneo através da retirada mecânica dos trombos; apresenta resultados melhores nos quadros embólicos de localização distal.
II. A síndrome compartimental ocorre em cerca de 30% dos pacientes submetidos à revascularização após uma oclusão arterial aguda; trata-se de emergência que pode levar à perda do membro e ao óbito, se não for prontamente reconhecida e abordada.
III. O principal diagnóstico diferencial da oclusão arterial aguda são as tromboses venosas agudas complicadas (flegmasia cerulea dolens e flegmasia alba dolens).


Mediante a análise dos itens supracitados, analise a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a B, que afirma que somente os itens II e III estão corretos. O Item I está incorreto porque a embolectomia cirúrgica com o cateter de Fogarty® é um procedimento utilizado para a remoção mecânica de êmbolos e não de trombos. Essa técnica é indicada principalmente para oclusões de origem embólica e, de fato, pode restabelecer rapidamente o fluxo sanguíneo. Porém, a afirmação de que apresenta melhores resultados nos quadros embólicos de localização distal é generalizada e não aborda outras variáveis importantes que podem influenciar os resultados do tratamento, como o tempo de oclusão, a presença de circulação colateral e o estado geral do paciente. O Item II é correto e aborda a síndrome compartimental, uma grave complicação que pode ocorrer após a revascularização em pacientes com OAA. Isso acontece devido ao inchaço e à inflamação tecidual, levando a uma pressão aumentada dentro de um espaço anatômico fechado, comprometendo a circulação e a função do membro afetado. A síndrome compartimental exige diagnóstico e intervenção imediatos para evitar danos permanentes ou perda do membro e, em casos graves, pode até ser fatal. O Item III é correto e aponta que o principal diagnóstico diferencial da OAA são as tromboses venosas agudas complicadas, como a flegmasia cerulea dolens e a flegmasia alba dolens. Essas condições manifestam-se com edema, dor e alterações de coloração do membro afetado, sendo portanto condições que devem ser diferenciadas da OAA, que também pode apresentar sintomas semelhantes, como dor e alterações na perfusão do membro. Portanto, a justificação para a alternativa B é que o Item I contém uma imprecisão na interpretação dos resultados da embolectomia, enquanto os Itens II e III são precisos em suas descrições sobre síndrome compartimental e diagnóstico diferencial da OAA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo