A intervenção direta do Estado na ordem econômica, na persp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113613 Economia
No que se refere à intervenção do Estado na ordem econômica, julgue o item a seguir
A intervenção direta do Estado na ordem econômica, na perspectiva constitucional, pode se dar sob o regime monopolista ou sob o regime concorrencial; neste, o Estado atua, por meio de suas empresas públicas, sociedades de economia mistas e outras entidades, apenas nos casos necessários aos imperativos da segurança nacional ou à relevante interesse coletivo. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre a presença do Estado na economia, com destaque para o regime concorrencial de atuação, tema de Economia do Setor Público. Vamos verificar a assertiva:

"A intervenção direta do Estado na ordem econômica, na perspectiva constitucional, pode se dar sob o regime monopolista ou sob o regime concorrencial; neste, o Estado atua, por meio de suas empresas públicas, sociedades de economia mistas e outras entidades, apenas nos casos necessários aos imperativos da segurança nacional ou à relevante interesse coletivo."

De fato, a presença do Estado na economia pode ocorrer por meio do regime monopolista (pela presença de autarquias por exemplo) ou por meio do regime concorrencial. Neste último caso, o Estado atua em condições de igualdade com o setor privado, o que pode ocorrer por meio de empresas públicas e sociedades de economia mista de fato, contudo o Art. 173 da Constituição Federal limita esta atuação conforme transcrito abaixo.

"Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei."

GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CF/1988. Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo