Para um canal retangular aberto de adução para abastecimento...
Para um canal retangular aberto de adução para abastecimento de água, com largura de 3 m e vazão de adução constante, foi traçada a curva de variação da energia ou carga específica em função da profundidade, conforme a Figura abaixo.
Considerando os dados apresentados, o valor da profundidade crítica, em m, e o regime de escoamento para a
profundidade de 0,35 m são, respectivamente:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Essa questão vai exigir conhecimentos sobre movimentos variados em canais. O gráfico apresenta uma curva típica de um canal de seção retangular. A energia específica é a carga total acima do fundo do canal dada pela equação: He=y+v^2/2g.
Quando temos a energia específica (He) mínima, temos consequentemente o fluxo crítico, que é a grosso modo um fluxo de transição entre o supercrítico ou torrencial e o subcrítico ou fluvial. Não confundir com regime turbulento e laminar. Perceba que no eixo das abcissas temos a energia específica. Acompanhado a curva vemos que a energia mínima antes dela começar a crescer novamente fica em torno da profundidade (h) 0,5 e 0,6. Nas resposta temos o 0,56 m, nossa profundidade mínima e consequentemente onde a energia específica é mínima.
Tudo que tiver abaixo da profundidade mínima esta em regime supercrítico ou torrencial e tudo que tiver acima da profundidade mínima esta em regime subcrítico ou fluvial. Como a questão pediu a profundidade 0,35m que está abaixo da profundidade crítica (0,56m) temos o regime torrencial ou supercrítico. RESPOSTA B.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo