Para um canal retangular aberto de adução para abastecimento...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1090075 Meio Ambiente

Para um canal retangular aberto de adução para abastecimento de água, com largura de 3 m e vazão de adução constante, foi traçada a curva de variação da energia ou carga específica em função da profundidade, conforme a Figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando os dados apresentados, o valor da profundidade crítica, em m, e o regime de escoamento para a profundidade de 0,35 m são, respectivamente:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa questão vai exigir conhecimentos sobre movimentos variados em canais. O gráfico apresenta uma curva típica de um canal de seção retangular. A energia específica é a carga total acima do fundo do canal dada pela equação: He=y+v^2/2g.

Quando temos a energia específica (He) mínima, temos consequentemente o fluxo crítico, que é a grosso modo um fluxo de transição entre o supercrítico ou torrencial e o subcrítico ou fluvial. Não confundir com regime turbulento e laminar. Perceba que no eixo das abcissas temos a energia específica. Acompanhado a curva vemos que a energia mínima antes dela começar a crescer novamente fica em torno da profundidade (h) 0,5 e 0,6. Nas resposta temos o 0,56 m, nossa profundidade mínima e consequentemente onde a energia específica é mínima.

Tudo que tiver abaixo da profundidade mínima esta em regime supercrítico ou torrencial e tudo que tiver acima da profundidade mínima esta em regime subcrítico ou fluvial. Como a questão pediu a profundidade 0,35m que está abaixo da profundidade crítica (0,56m) temos o regime torrencial ou supercrítico. RESPOSTA B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo