A partir de 2018, os subsídios implícitos do Tesouro Nacion...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113615 Economia
Acerca dos aspectos gerais das políticas econômicas adotadas pelos últimos governos brasileiros, julgue o próximo item. 
A partir de 2018, os subsídios implícitos do Tesouro Nacional ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram sistematicamente reduzidos, aproximando-se a remuneração das fontes de recursos da instituição de fomento ao custo de emissão da dívida pública. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre a relação entre o Tesouro Nacional e o BNDES, tema de Economia Brasileira. Vamos analisar a proposição:

"A partir de 2018, os subsídios implícitos do Tesouro Nacional ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram sistematicamente reduzidos, aproximando-se a remuneração das fontes de recursos da instituição de fomento ao custo de emissão da dívida pública."

O BNDES, com o intuito de promover o desenvolvimento econômico e social, fornece crédito de longo prazo com taxas mais baixas do que o mercado. Esta diferença entre o custo de captação do governo (maior) e quanto o tomador de empréstimo do BNDES paga (menor) corresponde aos subsídios implícitos. Há os subsídios implícitos (creditícios) e explícitos (financeiros).

Os explícitos estão relacionados à utilização de recursos do Orçamento da União. Os implícitos, por sua vez, estão relacionados à emissão de títulos da dívida pública e correspondem à diferença entre a taxa Selic (custo de captação) e a Taxa de Longo Prazo - TLP (custo ao tomador do empréstimo).

De fato, houve uma queda expressiva nessa diferença, de 2017 para 2018, por exemplo, os subsídios caíram R$ 13,7 bilhões, uma redução de mais de 60%, o que aproximou a remuneração do BNDES ao custo de emissão da dívida pública.

GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Olá Pessoal,

Gabarito Correto

Até 2018, havia o subsídio implícito do BNDES através da TJLP, ou seja, o BNDES concedia empréstimos com juros menor do que a Taxa Selic (referencial de endividamento do setor público. Só para ter uma ideia do subsídio a TJLP (contratos antigos) de agosto de 2023 é de 7%a.a e a taxa Selic 13,25% a.a, ou seja, se não fosse alterada, o Governo captaria recursos a 13,25% e emprestaria a 7%.

Veja estes dois informativos, um do BNDES e um do Infomoney.

A TJLP foi substituída pela TLP (Taxa de Longo Prazo) em contratos de financiamento firmados a partir de 1º de janeiro de 2018.  A TJLP será mantida até o fim da vigência dos contratos referentes às operações aprovadas pela Diretoria do BNDES antes de 1º de janeiro de 2018. Para isso, a TJLP continuará sendo calculada e divulgada trimestralmente pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), obedecendo aos parâmetros estabelecidos pela Lei 10.183 de 2001. O mesmo se aplica a projetos associados a leilões passados de concessões ou cujas condições tenham sido anunciadas antes de 1º de janeiro de 2018.

Valor atual da TJLP 7,00% a.a (Agosto de 2023)

Fonte: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/guia/custos-financeiros/taxa-juros-longo-prazo-tjlp#:~:text=A%20TJLP%20foi%20substitu%C3%ADda%20pela,1%C2%BA%20de%20janeiro%20de%202018.

 

Em meio à polêmica em torno da mudança na taxa de juros que baliza os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda divulgou nota técnica nesta sexta-feira, 21, para expor os valores pagos pelo governo em subsídios nos últimos dez anos. Em clara defesa à criação da Taxa de Longo Prazo (TLP), que vai refletir mais as condições de mercado, o texto mostra que o Tesouro Nacional bancou R$ 240 bilhões entre 2007 e 2016 só por conta da diferença entre a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), historicamente menor, e a taxa básica de juros, a Selic. Esse custo é o chamado subsídio implícito.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/fazenda-rebate-bndes-e-diz-que-subsidio-a-tjlp-somou-r-240-bilhoes-em-dez-anos/

Desistir Não é Uma Opção!

As empreiteiras bancavam as palestras em outros países e o BNDES financiavas as obras das mesmas ....... lembram disso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo