Considere a tabela a seguir.Para normalizar esta tabela na s...
Para normalizar esta tabela na segunda forma normal, é necessário:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
2FN exige depedência do atributo não chave com a chave da relação. Se a chave for composta, a depedência deverá ser total e não parcial. A questão não informa quais as chaves da relação. Portanto, não saberia como resolvê-la corretamente. Alguém sabe?
Além do que já foi dito anteriormente, a questão "A" mantém o valor unitário (Valor_Unit) no Pedido, mas ele (Valor_Unit) dependente do produto em si (Cod_Produto) não do pedido. Em relação a preço, apenas o Sub_Total depende do Pedido (N_pedido)
Para mim, a questão deveria ser anulada ou então, a mais aceitável seria a letra "B", pois mesmo não existindo a descrição de Produto (Tabela Produto), ele poderia ser referenciado por seu código (Cod_produto).
Considerando o esquema Pedido (N_Pedido, Cod_Produto Qtde, Valor_Unit,Sub_Total) e Produto (Cod_Produto, Produto)
Não está necessariamente errado.
Tem lojas que costumam dar preços diferenciados a determinandos clientes. Como mostrado, o esquema admite que façamos esse tipo de preço diferenciado haja vista que o Valor_Unit depende de um pedido e não do produto)
Por outro lado, se eu tenho
Qtde * Valor_Unit , eu posso inferir Sub_Total
Eu não sei se isso se qualifica como uma dependência funcional
Qtde + Valor_Unit -> Sub_Total
Quem disse que se eu tiver uma tabela com os atributos COD_PRODUTO, NOME_PRODUTO, obrigatoriamente eu tenho uma
dependência funcional entre COD_PRODUTO --> NOME_PRODUTO?
Isso não existe, toda tabela para ser normalizada precisa ter sua (se for o caso de existirem, lógico) chave primária, chaves candidatas e dependências funcionais EXPLICITAMENTE definidas.
Não podemos apenas com base na nomenclatura dos atributos dizer de forma inequívoca que o atributo A depende funcionalmente do atributo B.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo