No Brasil, desde a década de 1990, o campo da política soci...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D - descentralização, intersetorialidade, controle social e territorialidade é a correta.
Tema da Questão: A questão aborda as principais tendências que influenciaram a política social no Brasil a partir da década de 1990. Para responder corretamente, é necessário compreender as reformas e mudanças institucionais importantes no campo dos serviços sociais durante esse período.
Explicação: A partir da década de 1990, o Brasil passou por significativas mudanças na administração pública, especialmente no que diz respeito às políticas sociais. O foco foi na descentralização dos serviços, promovendo maior proximidade entre a gestão pública e a população. Além disso, ocorreu uma crescente intersetorialidade, que é a integração de diferentes setores governamentais para abordar problemas sociais de forma mais holística e eficaz. A territorialidade assegura que as políticas sociais sejam adaptadas às especificidades de diferentes regiões, e o controle social visa fortalecer a participação da sociedade civil na fiscalização e formulação dessas políticas.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa D é correta porque reflete precisamente as tendências observadas na política social brasileira desde a década de 1990. A descentralização permitiu que estados e municípios tivessem mais autonomia para implementar políticas sociais, enquanto a intersetorialidade garantiu uma abordagem integrada, essencial para resolver questões complexas como pobreza e desigualdade. O controle social envolveu a sociedade civil na governança, promovendo transparência e responsabilidade. Por fim, a territorialidade reconheceu a importância das características regionais na formulação de políticas.
Essas mudanças foram fundamentais para a evolução e eficiência da Administração Pública e para a melhoria no atendimento das necessidades sociais da população brasileira.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D) A questão fora formulada com base em uma pesquisa acadêmica:
Conclusão
As mudanças atuais na gestão social, considerando o contexto de profunda desigualdade da sociedade, estabelecem novos modelos para a concepção das políticas sociais, envolvendo descentralização, intersetorialidade, territorialidade, participação e
accountability , buscando a integração e a intersetorialidade entre políticas econômicas, políticas urbanas e políticas sociais com recortes territoriais como fundamento para a transformação das trajetórias de exclusão em trajetórias de inclusão.
No processo de desenvolvimento sustentado, a territorialidade se apresenta como o caminho para a intersetorialidade, o território como o espaço de integração de políticas, programas e projetos e formação do cidadão e a intersetorialidade não apenas como ponto de partida, mas como elemento fundamental nos novos desenhos das políticas públicas, interligando três dimensões: a formação do capital humano (conhecimento) e capital social (organização social), o desenvolvimento produtivo local e a concertação participativapara a gestão desse desenvolvimento (Silveira,Bocayuva e Zapata, 2002).
http://www.anpad.org.br/admin/pdf/APS-B817.pdf
Muita gente foi na letra A mas ela está errada porque:
"POLÍTICAS UNIVERSAIS" são para todos e na alternativa também tem a palavra "FOCALIZAÇÃO" e na década de 90 já éramos regidos pela CF.88 e foi ela que iniciou um processo de INTERSETORIALIDADE que é quando a política permeia várias áreas, ou seja, governo atuando para integrar todas as áreas. Então eliminei porque tem "universalidade e focalização" juntas.
Gabarito letra D.
Erros das alternativas A, B, C e E usando a interpretação.
A- Focar/ Universalizar: ou algo é focado ou é universalizado, são opostos.
B- Integração/ Verticalização: a estrutura horizontalizada é que é integralista e não a vertical.
C- Privatização/ Centralização: mais uma vez são opostos, privatizar é terceirizar, tirar do centro e não centralizar.
E- Terceirizar/ Centralizar: mesma explicação da C, oposição, ou é terceirizada ou centralizada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo