Entre os principais métodos de valoração econômica de bens ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1090100 Meio Ambiente

Entre os principais métodos de valoração econômica de bens e serviços ambientais encontra-se um cuja base é a identificação de atributos ou características de um bem composto privado e cujos atributos são complementares a bens ou serviços ambientais. Identificando essa complementaridade, é possível mensurar o preço implícito do atributo ambiental no preço de mercado quando outros atributos são isolados. Esse método permite avaliar o preço implícito de um atributo ambiental na formação de um preço observável de um bem composto.

O método descrito acima denomina-se método de

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Metodologias de valoração ambiental:

  • Valoração contingente – por meio de questionários, as pessoas dão um valor de quanto estariam dispostas a pagar ou compensar por um bem ou serviço do capital natural;
  • Preços hedônicos – é a valoração pelos fatores ambientais que influenciam no preço de mercado – por exemplo uma casa localizada em um bairro arborizado;
  • Custos de viagem – é o valor gasto para visitar um local para apreciar a natureza, como tempo, taxa de entrada, etc.;
  • Dose resposta – trata a qualidade ambiental como um fator de produção, mudanças na qualidade do capital natural utilizado afetam os níveis de produção e, consequentemente, o preço dos produtos;
  • Mercado de bens substitutos – estimar o preço pela substituição por outro existente no mercado;
  • Custo evitados – infere um valor ao recurso ambiental pelos impactos evitados ao mantê-los;
  • Custo de controle – gastos necessários para manter a qualidade do recursos naturais – por exemplo: uma estação de tratamento de água;
  • Custo de reposição – custo da reparação do dano causado;
  • Custo de oportunidade – custo social e econômico pela preservação do recurso ambiental.

Fonte: https://www.ecycle.com.br/valoracao-ambiental/

preços hedônicos

Método Preços Hedônicos (MPH)

Estima valores econômicos para serviços ecossistêmicos ou ambientais que afetam diretamente os preços de mercado de algum outro bem, em particular os transacionados em mercado imobiliário.

Mais comumente aplicadas a variações nos preços da habitação que refletem o valor dos atributos ambientais locais.

Foi aplicado na problemática ambiental em 1967 visando demonstrar que o valor de um imóvel não está associado somente as suas próprias características físicas, mas também pelo cômputo das variáveis relacionadas a sua localidade e as suas características ambientais.

Dessa forma, o método possibilita usar os dados dos valores de uma específica propriedade para estimar as mudanças nos parâmetros da qualidade ambiental (NOGUEIRA et al., 2000).

A operacionalização do método se dá após a tabulação dos dados e das informações obtidas mediante análise econométrica.

Aqui também são apresentados problemas com relação à estimação da função de preço hedônico e à segmentação do mercado imobiliário.

Tem aplicação apenas nos casos em que os atributos ambientais possam ser capitalizados nos preços de residências ou imóveis.

CNMP 2021

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo