Todo agente público - agente político ou administrativo - e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q626238 Direito Administrativo
Todo agente público - agente político ou administrativo - exerce poder administrativo, de que resulta a sua autoridade pública, conforme e nos limites da sua esfera de competência. A autoridade de um agente político ou administrativo, porém, é prerrogativa da função pública exercida. Partindo desse pressuposto assinale a afirmação INCORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra A.

 

CF - Art.37, § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

Questão bonita! rsrsrs

Abraço!

Complementando a assertiva  " C "   

 

EXCESSO DE PODER     X    DESVIO DE PODER

 

ABUSO DE PODER

 

O abuso de poder se divide em duas espécies:

Excesso de poder: quando a autoridade atua extrapolando os limites da sua competência;

Desvio de poder (ou desvio de finalidade): quando a autoridade pratica um ato que é de sua competência, mas o utiliza para uma finalidade diversa da prevista ou contrária ao interesse público.

 

Hely Lopes Meirelles aduz que: "O abuso de poder tanto pode revestir a forma comissiva como a omissiva, porque ambas são capazes de afrontar a lei e causar lesão ao direito individual do administrado. A inércia da autoridade administrativa, deixando de executar determinada prestação de serviço a que por lei está obrigada, lesa o patrimônio jurídico individual. É forma omissiva de abuso de poder, quer o ato seja doloso ou culposo."

______________________________________________________________

 

CESPE:  O desvio de finalidade do ato administrativo verifica-se quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explícita ou implicitamente, na regra de competência.

GABARITO: CERTA.

 

CESPE - 2012 - PC-AL - Escrivão de PolíciaDisciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração; Abuso de Poder;

O excesso de poder relaciona-se à competência, uma vez que resta configurado quando o agente público extrapola os limites de sua atuação ou pratica ato que é atributo legal de outra pessoa.

GABARITO: CERTA.

 

 

(CESPE/STJ/ANALISTA JUDICIÁRIO/ADMINISTRATIVA/2015) O desvio de finalidade é uma espécie de abuso de poder em que o agente público, apesar de agir dentro dos limites de sua competência, pratica determinado ato com objetivo diverso daquele pautado pelo interesse público.

GABARITO: CERTA

Essa questão me fez revisar todo o assunto...

É disso que o concurseiro precisa...

Questões bem elaboradas.

Segue o fluxo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo