A higienização das mãos é a medida individual mais simples p...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (18)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta - A alternativa propõe que a higienização simples das mãos com água e sabão remove sujidades e suor, mas não remove microrganismos das camadas superficiais da pele, sendo que esse processo deve durar pelo menos 20 segundos de fricção, estando incorreta, a higienização simples das mãos com água e sabão remove os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos. A higienização simples das mãos deve ter duração de 40 a 60 segundos com água e sabão.
B) Incorreta - A alternativa propõe que a higienização com álcool 70% remove microrganismos patogênicos e não patogênicos da pele, sendo que esse processo de fricção deve durar pelo menos 20 segundos, dispensando sempre a lavagem anterior das mãos com água e sabão, estando incorreta, a fricção das mãos com antisséptico deve ter duração de 20 a 30 segundos. Tal prática reduz a carga microbiana das mãos (não há remoção de sujidades). A utilização de gel alcoólico – preferencialmente a 70% – ou de solução alcoólica a 70% com 1%-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabonete quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.
C) Correta - Conforme Manual Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: Higienização das Mãos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A técnica de higienização antisséptica é igual àquela utilizada para a higienização simples das mãos, substituindo-se o sabonete comum por um associado a antisséptico (por exemplo, antisséptico degermante). A técnica de fricção das mãos com álcool 70%, remove carga microbiana, sendo que deve ser realizada durante 20 a 30 segundos, deixando-se secar as mãos naturalmente. Tem por finalidade promover a remoção de sujidades e de microrganismos, reduzindo a carga microbiana das mãos, com auxílio de um antisséptico.
D) Incorreta - A alternativa propõe que a técnica de fricção das mãos com solução alcoólica a 70% com 1 a 3% de glicerina pode substituir a lavagem simples das mãos mesmo na presença visível de sujidades, suor e descamação da pele, estando incorreta, a utilização de gel alcoólico – preferencialmente a 70% – ou de solução alcoólica a 70% com 1%-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabonete quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.
E) Incorreta - A alternativa propõe que na higienização simples, deve-se secar as mãos com papel toalha descartável, começando pelos punhos e seguindo para os dedos da mão, fechando-se a torneira com o papel antes de descartá-lo, estando incorreta, deve-se secar as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. No caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel toalha.
Gabarito: Letra C
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: Higienização das Mãos / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2009. 105p. 1. Vigilância Sanitária. 2. Saúde Pública. I. Título.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A técnica de fricção das mãos com álcool 70% é igual à técnica de higienização simples das mãos, remove carga microbiana, sendo que deve ser realizada durante 20 a 30 segundos, deixando-se secar as mãos naturalmente.
A TEC COM SABONETE LIQUIDO A DURAÇÃO É DE 40 A 60SEG
A TEC COM ANTISSEPTICO TBM É DE 40 A 60 SEG
A TEC DE FRICÇÃO E DE 20 A 30SEG
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo