A tuberculose, doença infectocontagiosa causada pelo bacilo ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta - A alternativa propõe que uma amostra de qualidade do escarro para baciloscopia é a que se obtém da faringe ou por aspiração das secreções nasais, estando incorreta, uma boa amostra de escarro é a que provém da árvore brônquica, obtida após esforço de tosse, e não a que se obtém da faringe ou por aspiração de secreções nasais, nem tampouco a que contém somente saliva. O volume ideal está compreendido entre 5 a 10 ml.
B) Incorreta - A alternativa propõe que a coleta da amostra do escarro ideal é feita pela manhã logo ao acordar, sem lavar a boca, cuspindo-se no pote, e não exige que a pessoa esteja em jejum, estando incorreta, orienta-se colher a amostra na primeira hora da manhã, deve-se identificar o frasco com nome completo e data da coleta; Lavar a boca com água antes de expectorar, para eliminar resíduos de comida, pasta de dente e outros; Inspirar profundamente, reter por instantes o ar no pulmão, tossir e lançar o material no recipiente: esta operação deverá ser repetida até a obtenção de três eliminações de escarro, evitando que escorra pela parede externa do pote.
C) Incorreta - A alternativa propõe que se a coleta do escarro for realizada na unidade de saúde, deve-se ter o cuidado de que seja coletado em ambiente fechado, sem corrente de ar, pelo risco de transmissão da doença, estando incorreta, as amostras devem ser coletadas em local aberto de preferência ao ar livre ou em sala bem arejada.
D) Correta - A baciloscopia direta do escarro é um método fundamental porque permite descobrir as fontes mais importantes de infecção. As amostras clínicas devem ser, preferencialmente, enviadas e processadas no laboratório imediatamente após a coleta. Para o transporte de amostras, deve-se considerar duas condições importantes: 1. proteção contra a luz solar; 2. acondicionamento adequado para que não haja risco de derramamento. Para transportar potes de escarro de uma Unidade Básica de Saúde para outra de maior complexidade, para realização da baciloscopia ou da cultura, as amostras de escarro poderão ficar em temperatura ambiente, protegidas da luz solar por um período máximo de 24 horas. Se houver demora para o envio ao laboratório, as amostras de escarro deverão ser mantidas refrigeradas entre 2ºC e 8ºC em geladeira exclusiva para armazenar material contaminado.
E) Incorreta - A alternativa propõe que para a coleta da amostra do escarro, não é necessário que o pote seja estéril e o paciente poderá usar um recipiente caseiro desde que bem higienizado, estando incorreta, a colheita deve ser feita em potes plásticos descartáveis, transparentes, estéreis, de boca larga, com tampa de rosca e capacidade de cerca de 30 a 50 mL.
Gabarito: Letra D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A amostra deve ser transportada ao abrigo da luz, o mais rápido possível ou em até 24 horas da coleta, e em caixa térmica na temperatura de 2 a 8 ºC.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo