“A principal variável que influencia o Volume Sistólico Fina...
“A principal variável que influencia o Volume Sistólico Final é a taxa de retorno venoso para o coração” (POWERS & HOWLEY, 2017).
Dos fatores que regulam o retorno venoso durante o exercício, qual deles o faz ao diminuir a capacidade de volume das veias de armazenamento de sangue?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B - Venoconstrição
Para compreender melhor o tema abordado pela questão, é fundamental entender o conceito de retorno venoso e os mecanismos que o influenciam durante a atividade física. O retorno venoso se refere ao processo de recirculação do sangue das veias de volta ao coração, especificamente ao átrio direito. Este processo é crucial para manter o volume de sangue necessário para a ejeção cardíaca durante o ciclo cardíaco.
Um dos fatores que podem regular o retorno venoso é a capacidade das veias de armazenar sangue, que é conhecida como complacência venosa. Quando as veias se contraem, um processo denominado venoconstrição, elas diminuem sua complacência, ou seja, reduzem sua capacidade de armazenamento de sangue, o que efetivamente empurra mais sangue de volta para o coração.
Durante o exercício, essa venoconstrição acontece como parte das respostas autonômicas do corpo, ajudando a aumentar o retorno venoso para suportar o aumento da demanda cardíaca. Essa resposta é mediada pela ativação simpática, que promove a constrição das veias, resultando em um menor volume de armazenamento venoso e aumentando a quantidade de sangue que retorna ao coração.
Portanto, a alternativa correta é a B, pois a venoconstrição é o mecanismo que atua diminuindo a capacidade de volume das veias de armazenamento de sangue, o que potencializa o retorno venoso durante o exercício físico.
As outras opções não são mecanismos que atuam diretamente na capacidade de armazenamento de sangue das veias. A venodilatação, por exemplo, faria o oposto, aumentando a capacidade das veias de armazenar sangue, o que poderia reduzir o retorno venoso. Já a constrição respiratória e a difusão respiratória estão relacionadas aos processos respiratórios e não afetam diretamente o volume das veias. Por fim, a pressão venosa é uma consequência do retorno venoso e não uma causa direta da alteração na capacidade das veias.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A venoconstrição é um processo fisiológico que consiste na contração dos vasos sanguíneos venosos, ou seja, das veias. Essa contração ocorre devido à estimulação de receptores específicos nas paredes dos vasos, resultando em uma redução do diâmetro das veias e, consequentemente, do volume de sangue que elas podem acomodar.
A venoconstrição é um mecanismo de regulação e controle do fluxo sanguíneo, atuando principalmente na redistribuição desse sangue de acordo com as demandas do organismo. Quando ocorre a estimulação da venoconstrição, é possível desviar o sangue para os órgãos e tecidos que necessitam de maior oferta de nutrientes e oxigênio, como é o caso dos músculos durante atividades físicas intensas.
Esse processo também está relacionado à regulação da pressão arterial, pois a contração das veias diminui a quantidade de sangue que retorna ao coração, reduzindo, assim, o volume sanguíneo circulante. Como consequência, a pressão arterial é elevada, garantindo uma adequada perfusão dos órgãos vitais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo