A dispneia e a intolerância ao exercício são sintoma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q227569 Fisioterapia
A dispneia e a intolerância ao exercício são sintomas frequentes em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Em relação aos fatores responsáveis pela diminuição da capacidade funcional nesses pacientes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A inatividade física, desnutrição proteico-calórica, hipoxemia e o próprio processo inflamatório sistêmico são causas estabelecidas de disfunção muscular na DPOC.

( ) Alguns pacientes desenvolvem hipertensão pulmonar, que tem como consequência a diminuição da fração de ejeção do ventrículo esquerdo, podendo limitar ainda mais a atividade física nesses pacientes.

( ) Para aumentar a ventilação alveolar ao esforço, esses pacientes elevam a frequência respiratória, com pouca modificação no volume corrente.

( ) Uma das causas da intolerância ao esforço é a limitação ventilatória, pois não ocorre aumento adequado da ventilação para eliminação de CO2 produzido durante a atividade física.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: A - V – F – V – V.

A questão aborda os fatores que contribuem para a diminuição da capacidade funcional em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A DPOC é uma condição que afeta o sistema respiratório, levando a sintomas como dispneia (falta de ar) e intolerância ao exercício. Esses sintomas estão associados a alterações fisiológicas em diversos sistemas do corpo.

Comentando cada afirmativa:

V (Verdadeira): A primeira afirmativa destaca que a inatividade física, desnutrição proteico-calórica, hipoxemia (baixa concentração de oxigênio no sangue) e o processo inflamatório sistêmico são causes conhecidas de disfunção muscular em pacientes com DPOC. Esses fatores contribuem para a fraqueza muscular e a diminuição da capacidade funcional.

F (Falsa): A segunda afirmativa menciona que a hipertensão pulmonar leva à diminuição da fração de ejeção do ventrículo esquerdo. Na realidade, a hipertensão pulmonar principalmente afeta o ventrículo direito do coração, pois este tem que trabalhar mais para bombear sangue através dos pulmões, e não diretamente o ventrículo esquerdo. Portanto, essa afirmativa é falsa.

V (Verdadeira): A terceira afirmativa é verdadeira, indicando que esses pacientes aumentam a frequência respiratória em vez de aumentar o volume corrente para melhorar a ventilação alveolar. Isso ocorre devido à limitação causada pela obstrução das vias aéreas, tornando mais difícil aumentar o volume de ar em cada respiração.

V (Verdadeira): A quarta afirmativa também é verdadeira, pois a limitação ventilatória na DPOC impede o aumento adequado da ventilação necessário para eliminar o CO2 durante a atividade física. Isso resulta em uma sensação de falta de ar e intolerância ao esforço.

Entender essas dinâmicas é crucial para a prática da fisioterapia respiratória, pois auxilia na elaboração de estratégias terapêuticas adequadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com DPOC.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo