A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) apresenta alta morbi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CONSULPAM Órgão: CISCOPAR Prova: CONSULPAM - 2023 - CISCOPAR - Enfermeiro |
Q2299410 Enfermagem
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) apresenta alta morbidade, com perda importante da qualidade de vida, o que reforça importância do diagnóstico precoce. O diagnóstico não requer tecnologia sofisticada e a doença pode ser tratada/controlada com Mudança de Estilo de Vida (MEV) e com medicamentos. O diagnóstico precoce e o acompanhamento efetivo dos casos reduzem as complicações cardiovasculares. Neste contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

A) Correta - A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg. A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.  A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Todo adulto com 18 anos ou mais de idade, quando vier à uma unidade de saúde para consultas, atividades educativas, procedimentos e outros, e não tiver registro no prontuário de ao menos uma verificação de pressão arterial (PA) no último ano, deverá tê-la verificada e registrada no prontuário.

B) Correta - Recomenda-se que o diagnóstico de HAS seja baseado em medições repetidas da PA em mais de uma consulta, exceto quando é HAS estágio 3 e especialmente em pacientes de alto risco. Em cada consulta, três medidas da PA devem ser realizadas, com 1 a 2 minutos de intervalo, e medidas adicionais devem ser realizadas se as duas primeiras leituras diferirem em > 10 mmHg. A PA do paciente é a média das duas últimas leituras da PA. 

C) Incorreta- A questão solicita a alternativa incorreta sobre a  Hipertensão Arterial Sistêmica. A alternativa propõe que Exclusivamente, pacientes com 18 anos, ao ir à uma unidade de saúde para consultas, atividades educativas, procedimentos e outros, e não tiver registro no prontuário de ao menos uma verificação de Pressão Arterial (PA) no último ano, deverá tê-la verificada e registrada no prontuário, estando incorreta, todo adulto com 18 anos ou mais de idade, quando vier à uma unidade de saúde para consultas, atividades educativas, procedimentos e outros, e não tiver registro no prontuário de ao menos uma verificação de pressão arterial (PA) no último ano, deverá tê-la verificada e registrada no prontuário

D) Correta - A equipe multiprofissional deve ser capacitada e treinada para verificar a medida da PA. A medida da PA fora do consultório deve ser considerada para confirmar o diagnóstico de HAS, identificar o tipo de HAS e detectar episódios de hipotensão. Medição residencial da pressão arterial (MRPA) ou Monitorização Ambulatorial da PA podem ser considerada dependendo da indicação, disponibilidade e facilidade de uso.


Gabarito: Letra C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresentada trata do diagnóstico e acompanhamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), uma condição médica que requer atenção devido à sua associação com complicações cardiovasculares. A alternativa C é a INCORRETA porque sugere que exclusivamente pacientes com 18 anos de idade devem ter sua Pressão Arterial (PA) verificada se não houver registro no prontuário no último ano. Isso é impreciso, uma vez que a verificação da PA é importante para todos os adultos com 18 anos ou mais e não se limita apenas aos que têm exatamente 18 anos. A vigilância da PA deve ser uma prática regular para adultos de todas as idades, visando o diagnóstico precoce e a prevenção de complicações relacionadas à hipertensão. As outras alternativas abordam corretamente a prática recomendada para o diagnóstico e manejo da HAS: a necessidade de verificar a PA de todos os adultos (alternativa A), o diagnóstico baseado em múltiplas medições ao longo de várias consultas (alternativa B), e a utilização da medida da PA fora do consultório para auxiliar no diagnóstico e monitoramento da HAS (alternativa D).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo