Em situações de violência sexual, a mulher pode apresentar ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CONSULPAM Órgão: CISCOPAR Prova: CONSULPAM - 2023 - CISCOPAR - Enfermeiro |
Q2299412 Enfermagem
Em situações de violência sexual, a mulher pode apresentar grande diversidade de danos físicos. Os hematomas e as lacerações genitais são os mais frequentes. Na ocorrência de traumatismos físicos, genitais ou extragenitais, é necessária uma avaliação clínica detalhada para verificar a necessidade do atendimento por especialistas, como o ginecologista ou o encaminhamento a serviço de emergência. Assinale a alternativa INCORRETA sobre os cuidados de enfermagem neste caso. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na ocorrência dos traumatismos físicos, genitais ou extragenitais, é necessário avaliar cuidadosamente as medidas clínicas e cirúrgicas que atendam as necessidades da mulher. Na ocorrência de traumatismos físicos, deve-se considerar a necessidade de profilaxia do tétano e investigar situação vacinal da vítima, porém não existe profilaxia para o HPV. Alternativa A traz informação incorreta, portanto deve ser assinalada.

Está correta a informação de que os danos físicos, genitais ou extragenitais, devem ser cuidadosamente descritos no prontuário. Podem ser realizados desenhos e representações esquemáticas para descrever mais facilmente as lesões. Alternativa B traz informação correta, portanto não deve ser assinalada

Embora a mulher em situação de violência sexual possa sofrer grande diversidade de danos físicos, os hematomas e as lacerações genitais são os mais frequentes. Nas lesões vulvoperineais superficiais e sem sangramento deve-se proceder apenas com assepsia local. Alternativa C traz informação correta, portanto não deve ser assinalada.

Havendo sangramento, indica-se a sutura com fios delicados e absorvíveis, com agulhas não traumáticas. Na presença de hematomas, a aplicação precoce local de bolsa de gelo pode ser suficiente. Quando instáveis, os hematomas podem necessitar de drenagem cirúrgica. Alternativa D traz informação correta, portanto não deve ser assinalada.



Gabarito do Professor: Letra A



Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes: norma técnica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 3. ed. atual. e ampl., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda os cuidados de enfermagem a serem prestados a uma mulher vítima de violência sexual, focando nos danos físicos que podem ocorrer nessa situação. A alternativa A é a resposta incorreta porque, embora a investigação do status vacinal da vítima seja importante, a profilaxia para o HPV (vírus do papiloma humano) não é normalmente considerada em casos de traumatismos físicos decorrentes de violência sexual. A profilaxia para o HPV é geralmente realizada por meio de vacinação em um esquema preventivo, não como uma medida emergencial após um evento traumático. As outras alternativas (B, C e D) descrevem procedimentos corretos de enfermagem em tais situações: documentação detalhada das lesões (alternativa B), assepsia local em lesões superficiais (alternativa C) e aplicação de bolsa de gelo ou drenagem cirúrgica em hematomas conforme necessário (alternativa D). Portanto, a atenção deve estar na avaliação geral do estado de saúde da vítima e na prevenção de infecções, como a profilaxia de HIV, hepatites e outras DSTs, além de cuidados imediatos com as lesões e apoio psicológico.

Atualização: Trata-se da inclusão de vítimas de violência sexual como grupo prioritário para vacinação contra o HPV, para pessoas de nove a 45 anos de idade, ainda não vacinados contra HPV. Nota Técnica 63, 2023

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo