Você pretende escrever um software para venda (software pro...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - A biblioteca que usa a licença LGPL, utilizando ligação dinâmica no seu software.
A questão aborda um tema muito importante no desenvolvimento de software, que é a escolha de bibliotecas com base em suas licenças e o impacto dessa escolha no modelo de distribuição do software final. Compreender as diferenças entre as licenças GPL (General Public License) e LGPL (Lesser General Public License) é essencial para tomar a decisão correta.
A licença GPL é uma licença de software livre que requer que qualquer software distribuído que inclua ou seja derivado de código GPL também seja disponibilizado sob a mesma licença. Isso significa que, se você usar uma biblioteca GPL em seu software e distribuí-lo, você terá que disponibilizar o código-fonte do seu próprio software sob a mesma licença, o que entra em conflito com a intenção de manter o software como proprietário.
Por outro lado, a licença LGPL é uma versão mais permissiva da GPL. Ela permite que você ligue seu software proprietário a bibliotecas LGPL sem a necessidade de liberar o código-fonte do seu software, desde que você utilize ligação dinâmica. A ligação dinâmica permite que o software use a biblioteca sem integrá-la ao código-fonte do software, mantendo assim a separação entre o código LGPL e o código proprietário. Assim, você pode usar a biblioteca LGPL, vender seu software e não ter que liberar seu código-fonte, atendendo às suas necessidades comerciais.
Portanto, a alternativa D é a correta, pois permite que você utilize a biblioteca LGPL com ligação dinâmica, o que é compatível com a distribuição de software proprietário sem a necessidade de abrir o código-fonte, e ainda assim respeita os termos da licença LGPL.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LGPL. Library GPL. Esta é uma variação da licença GPL que permite o desenvolvimento de programas de código aberto que contenham módulos proprietários. Na GPL "tradicional" todo o código do programa é aberto, isso atende bem à maioria dos projetos colaborativos.
Fonte:http://www.hardware.com.br/termos/lgpl
LGPL = Lesser General Public License
"A principal diferença entre a GPL e a LGPL é que esta permite também a associação com programas que não estejam sob as licenças GPL ou LGPL, incluindo Software proprietário."
https://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_Lesser_General_Public_License
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo