As paralisias periódicas são canalopatias que, em geral, se ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q769758 Medicina
As paralisias periódicas são canalopatias que, em geral, se manifestam por episódios de paresia ou paralisia relacionados a variações nos níveis séricos de potássio. Comparando-se as formas hipocalêmica e hipercalêmica, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa correta é a alternativa C: Na forma hipocalêmica, as crises costumam apresentar maior duração. As paralisias periódicas são doenças genéticas raras que afetam a musculatura esquelética. Elas ocorrem por mutações nos canais iônicos presentes na membrana muscular, afetando o transporte de íons, principalmente o potássio. Existem duas formas de manifestação da doença, a hipocalêmica e a hipercalêmica. Na forma hipocalêmica, as crises costumam ser mais prolongadas, enquanto na hipercalêmica, elas costumam ser mais curtas e intensas. Embora a forma hipocalêmica possa afetar pessoas em qualquer idade, ela é mais comum em adultos jovens do sexo masculino. Já a forma hipercalêmica é mais comum em crianças e adolescentes. A doença é tratada com medicamentos que ajudam a regular os níveis de potássio no organismo.

paralisia periódica hipocalemica - fraqueza sem miotonia, fraqueza focal ou generalizada, leve a grave, hiporreflexia durante os ataques . ataques duram horas , pode haver cpk aumentada .K reduzido . desencadeantes: exercícios, refeições ricas em carboidratos , etanol, frio e estresse emocional . teste provocativo : glicose . ttmo : evitar gatilhos, acetazolamida, diurético poupador de K .

paralisia periódica hipercalemica : desencadeado pelo repouso e jejum . teste provocativo: administração de K. ttmo : glicose nos ataques. profilatico: diurético tiazidico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo