“Eleições” é o tema da charge a seguir, que destaca não só a...
“Eleições” é o tema da charge a seguir, que destaca não só a postura de políticos, de fazer promessas durante as campanhas eleitorais, mas também a postura crítica de muitos eleitores, atentos a essa realidade. Avalie as proposições de I a III, que dizem respeito aos recursos linguísticos presentes no diálogo entre os personagens, e responda ao que se pede.
I- O uso da forma verbal abreviada “tá”, em vez de “está” não constitui um erro, apesar de ser proferido por um médico, pois reflete o envolvimento dos personagens no processo interacional; além disso, justifica-se em razão do propósito comunicativo do gênero textual – a charge.
II- Em “assistindo a todos os programas”, a relação de regência revela o uso da linguagem exigido pela gramática normativa, de modo que, na frase como um todo, verifica-se uma incompatibilidade entre este uso e o emprego da forma verbal auxiliar.
III- Considerando que a frase “eu prometo” é proferida pelos vários candidatos que se apresentam nos debates e programas eleitorais, a estrutura “nós prometemos” é que seria adequada.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA A
------> vou tentar justificar o gabarito, pois eu também errei.
I- O uso da forma verbal abreviada “tá”, em vez de “está” não constitui um erro, apesar de ser proferido por um médico, pois reflete o envolvimento dos personagens no processo interacional; além disso, justifica-se em razão do propósito comunicativo do gênero textual – a charge. -----> correto, marca apenas uma linguagem coloquial.
II- Em “assistindo a todos os programas”, a relação de regência revela o uso da linguagem exigido pela gramática normativa, de modo que, na frase como um todo, verifica-se uma incompatibilidade entre este uso e o emprego da forma verbal auxiliar. ------> correto, a incompatibilidade, imagino eu, está relacionada a abreviação do verbo "estar" com a regência correta (=tornando a frase com vestígios formais e informais).
III- Considerando que a frase “eu prometo” é proferida pelos vários candidatos que se apresentam nos debates e programas eleitorais, a estrutura “nós prometemos” é que seria adequada. ----> incorreto, o uso de eu prometo está correto, pois representa uma categoria "política."
Força, guerreiros(as)!!
I e II estão corretos. Não entendi o comentário do Arthur Flávio.
No item II a regência está correta. O verbo assistir exige preposição "a" , porém não existe crase devido ao pronome "todos".
II - verifica-se uma incompatibilidade entre este uso e o emprego da forma verbal auxiliar.
alguém poderia explicar esse 'emprego da forma verbal auxiliar' ?
Uso da crase ? que crase , sior? kkkkkkkkkk
Vacilou nessa hein Arthur, não tem crase na frase que vc citou.
@Daiane Monaliza Verbo auxiliar seria o "tá".
Coloquialismo não é considerado erro, apenas foge os padrões da norma culta, por isso a I está correta.
E a II está certa, apesar de a regência do verbo assistir estar correta, ele não fez a concordância nominal correta.
O correto seria: "Tá assistindo a todos debates e propagandas."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo