Hipotetizando que você seja o psicólogo escolar da escola e...
Regina, 38 anos, professora das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do interior goiano, procurou a psicóloga escolar relatando que dois alunos de sua turma da 3a série/4o ano, ambos repetentes, têm bom desempenho na leitura, escrita e interpretação textual; contudo, estão com grande dificuldade de aprendizagem na matemática, especialmente nas operações de divisão.
A partir da situação fictícia apresentada acima, e com base nas diretrizes contemporâneas em Psicologia Escolar, responda a questão a seguir.
Hipotetizando que você seja o psicólogo escolar da escola em que Regina trabalha, e tendo como referência os conhecimentos e reflexões acerca da atuação crítica em Psicologia Escolar, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Solicitaria aos pais que levem os filhos a um serviço de diagnóstico psicopedagógico, para avaliação profissional específica.
II. Buscaria aproximação com a professora Regina para incentivar e auxiliar a construção de estratégias de ensino diversificadas.
III. Juntamente com a professora Regina, faria um diagnóstico com toda a turma para identificar por que apenas dois alunos apresentam dificuldade em matemática.
IV. Faria encontros com a professora para discutir as razões, expectativas e sugestões relativas à queixa e, eventualmente, chamaria os alunos para avaliação.
V. Realizaria uma bateria de testes de inteligência - com foco nas habilidades matemáticas - e, na seqüência, encaminharia para avaliação médica e psicopedagógica.
Está correto o que se afirma em: